Publicação:
Das formas de ensinar e conhecer o mundo: lições de coisas e método de ensino intuitivo na imprensa periódica educacional do século XIX

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Data

2010

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Artigo

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Resumo

Resumo (inglês)

This article analyses A Eschola Publica, an educational journal that circulated in São Paulo state between 1893-1894 and 1896-1897, whose editors, allied with the diffusion of republican ideas, helped the consolidation of objective method as a pedagogical efficient modern tool. It was possible gathering some sources that shows the acceptance of that method and the difficulties for its dissemination in the classroom, mainly those refers to teacher’s formation. Taking as referential bibliographical resources about schooling culture it was possible verifying that circulating in complementary parallel way to textbooks, the articles by A Eschola Publica endorse the innovative purposes and show barriers imposing on educational context. This journal produced a place for discussions and debates that contributed for controlling and producing symbolic resources

Resumo (português)

O presente artigo analisa A Eschola Publica, periódico educacional que circulou no estado de São Paulo em 1893-1894 e 1896-1897, cujos editores, aliados à propagação do ideário republicano no campo educacional, auxiliaram para consolidar o método de ensino intuitivo como instrumento pedagógico eficaz e modernizador. Identifica-se o consenso em torno da pertinência do referido método, bem como as dificuldades que se apresentaram para sua disseminação em sala de aula, principalmente aquelas sobre a preparação dos professores. Tendo como aporte teórico a bibliografia sobre cultura escolar pode-se afirmar que, circulando de modo complementar e paralelo aos manuais didáticos, os artigos d’A Eschola Publica reiteraram as pretensões inovadoras e evidenciaram os limites impostos pela conjuntura educacional, conformando um lugar para discussões que contribuiu para o controle do capital simbólico ali produzido.

Descrição

Idioma

Português

Como citar

Revista Educação em Questão, v. 39, n. 25, p. 163-187, 2010.

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