Ensino de ciências nos anos iniciais da escolarização: um projeto de investigação sobre as concepções e práticas de licenciandos em pedagogia como subsídio para elaboração de uma proposta formativa
Carregando...
Fonte externa
Fonte externa
Data
Orientador
Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Tipo
Artigo
Direito de acesso
Acesso restrito
Fonte externa
Fonte externa
Resumo
Apresentamos um projeto que objetiva investigar concepções e práticas de alunos de um curso de Pedagogia em relação à natureza das ciências e ao ensino de ciências nos anos iniciais, constituindo subsídios para construção de uma proposta formativa na licenciatura. São utilizados questionários semi-estruturados e análise das produções de estágio, procurando identificar como tais concepções refletem nas propostas educativas elaboradas pelos licenciandos. A partir da análise, será elaborada, implementada e avaliada uma proposta formativa na disciplina “Conteúdos, Metodologias e Práticas em Ensino de Ciências”, contribuindo para clarificação das concepções alternativas e reflexão crítica sobre a natureza do conhecimento científico e sobre ensinar ciências nos anos iniciais da escolarização.
Descrição
Palavras-chave
Educação em ciências, Formação de professores
Idioma
Português
Citação
Revista da SBEnBIO, v. 5, n. esp., p. 1-8, 2012.