Publicação: A literatura carpentieriana e a história: aspectos metaficcionais historiográficos em concerto barroco
Carregando...
Data
Orientador
Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Tipo
Artigo
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (inglês)
This work is set in the context of the Hispanic-American literature of the twentieth century (in particular, Alejo Carpentier) viewed in a historical perspective. For this task, we focus on a specific writer’s work: the novel Baroque Concert (1974). The text is divided into three parts: the first deals with some topics concerning the intersection between sui generis Literature and History. Next, we focus on the Hispanic-American literary context, discussing it in an analytical perspective, with regard to its connections with the historical discourse. Finally, we analyze the novel Baroque Concert, by means of the basic concepts of the theory of historiographic metafiction.
Resumo (português)
O presente ensaio pauta-se em uma discussão acerca do contexto da literatura hispano-americana do século XX (em especial, a de Alejo Carpentier) sob uma ótica histórica. Para tal tarefa, enfocamos uma obra do autor, o romance Concerto Barroco, de 1974. Estruturamos nosso texto em três partes: a primeira trata de alguns tópicos de interseção entre a Literatura sui generis e a História. Em seguida, restringimos a Literatura ao contexto hispano-americano, para discuti-la sob um prisma analítico, no que diz respeito a suas conexões com o discurso histórico. Por fim, analisamos o romance carpentieriano Concerto Barroco, partindo de conceitos fundamentais da teoria sobre a metaficção historiográfica.
Descrição
Palavras-chave
Historiographic metafiction, Baroque Concert, Alejo Carpentier, Metaficção historiográfica, Concerto Barroco, Alejo Carpentier
Idioma
Português
Como citar
Revista Interfaces, n. 15, v. 2, p. 46-58, 2011.