A concepção de cultura em Vigotski: contribuições para a educação escolar

Nenhuma Miniatura disponível

Data

2011

Autores

Martins, Lígia Márcia [UNESP]
Rabatini, Vanessa Gertrudes

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Este trabalho analisa a concepção de cultura em Vigotski, procurando responder qual a ideia de cultura presente na obra desse autor para, a partir dela, destacar a importância do ensino escolar no desenvolvimento dos indivíduos. A influência da cultura sobre o desenvolvimento psicológico era estudada por esse autor a partir da análise do processo de emprego de signos como meios auxiliares das funções psíquicas, transformando-as de funções espontâneas em funções voluntárias. As funções psíquicas mediadas pelo uso dos signos existentes na cultura eram consideradas como funções superiores por Vigotski, sendo assim, imprescindíveis para o desenvolvimento do homem. A cultura para este autor é produto das leis históricas determinadas pelas condições concretas da existência humana e, assim sendo, o homem nessa perspectiva produz cultura, mas também é fruto das relações sociais, que são internalizadas por ele e que se expressam na forma de funções psíquicas.

Descrição

Palavras-chave

Como citar

Revista Psicologia Política, v. 11, n. 22, p. 345-358, 2011.