Contribuições da pedagogia histórico-crítica para a formação de professores

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2013

Autores

Marsiglia, Ana Carolina [UNESP]
Martins, Lígia Márcia [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Teacher training is a frequent academic theme and object of various approaches. This article aims at presenting a few contributions of historical-critical pedagogy to this debate. It takes into account the concept of human-being, development and role of the school, opposing current parameters which empty and devalue teachers and, consequently, school education.
La formación de profesores es un tema recurrente en la educación y sus enfoques son muy diferentes. En este artículo, intentamos presentar algunas contribuciones de la pedagogía histórica-crítica para ese debate, considerando la concepción del ser humano, el desarrollo y el papel de la escuela, en contraposición a los parámetros actuales que producen la pérdida y la desvalorización del profesor y, por consecuencia, de la educación escolar.
A formação de professores é tema recorrente na academia e suas abordagens são as mais diversas. Nesse artigo procuramos apresentar algumas contribuições da pedagogia histórico-crítica para esse debate, levando em conta a concepção de ser humano, desenvolvimento e o papel da escola, em contraposição aos parâmetros atuais que produzem o esvaziamento e a desvalorização do professor e, consequentemente, da educação escolar.

Descrição

Palavras-chave

Historical-critical pedagogy, Teacher training, School education, Pedagogía histórica-crítica, Formación de profesores, Educación escolar, Pedagogia histórico-crítica, Formação de professores, Educação escolar

Como citar

Germinal: Marxismo e Educação em Debate, v. 5, n. 2, p. 97-105, 2013.