Configurando um AVO (Ambiente Virtual Anise de Abreu Gonçalves D'Orange Ferreira de Orientação): instrumentação de um professor em proposta de incentivo ao uso de TIC e AVA no nível de pós-graduação

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2012

Autores

Ferreira, Anise de Abreu Goncalves D'Orange [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

In this paper, I will present a proposal for teachers’instrumentation in ICT by the configuration of a virtual learningenvironment (MOODLE) for advising Linguistics graduate students’projects on teacher education and language teaching mediated by digitaltechnologies. The context of the proposal is teaching as work,occasioned by an announcement from the IHE to encourage the use ofICT. Following the theoretical assumptions adopted by the ALTERresearch group, and confronted with the goals set in the text of theannouncement, the instrumentation involved the reorganization ofcontents provided by a graduate course in the research process steps:planning, implementation and dissemination, and of the artifactsaffordances: information, communication and production.
Neste artigo apresentarei uma proposta de instrumentação docente em TIC, ocorrida pela configuração de um ambiente virtual(MOODLE) para orientação de alunos de pós-graduação em Linguística,com projetos de formação e ensino de línguas mediado por tecnologiasdigitais. O contexto é o do ensino como trabalho, mobilizado por um editalda IES destinado a incentivar o uso de TIC. Seguindo pressupostos teóricosa dotados pelo Grupo ALTER e confrontada com as finalidades configuradas no texto do edital, a instrumentação envolveu a reorganização deconteúdos fornecidos por disciplina sobre as etapas no processo de realizaçãoda pesquisa: planejamento, execução e divulgação, e sobreaffordances dos artefatos: informação, comunicação e produção.

Descrição

Palavras-chave

Teacher instrumentation in ICT, VLE configuration, Teaching as work, Graduate advising, Instrumentação de professor em TIC, Configuraçãode AVA, Ensino como trabalho, Orientação de pós-graduandos

Como citar

Polifonia, v. 19, n. 25, p. 15-42, 2012.

Coleções