As fontes do método analítico de leitura de João Köpke (1896-1917)

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2010

Autores

Panizzolo, Cláudia
Warde, Mirian Jorge [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

After two decades advertising and defending the synthetic method, João Köpke became active disseminator of analytical method for teaching reading. In five te xts published between 1896 and 1917, produced in different circumstance s for different publics readers, Köpke seeks the support of American and European authors, for their principles as well as for the education experience, to his analytical method. as by theirs principles as by theirs educational experiences. Among those authors: J. Jacotot, A. Bain, A. Meiklejohn, J. Froebel, C. Parker, G. Stanley Hall and J. Chubb. In this article, attention is given to repeated American references with special emphasis on the psychology of Stanley Hall and the method of teaching reading of Meiklejohn, highlighted and placed on convergence by Köpke in his final writings.
Después de dos décadas de defe nsa y propaganda del método sintético, João Köpke se tornó activo divulgador del método analítico para la enseñanza de la lectura. En cinco textos publicados entre 1896 y 1917, producidos en diferentes circunstancias y para públicos diversos, Köpke cita autores europe os y norteamericanos que, tanto por sus principios como por sus experi encias pedagógicas, le sirven de apoyo a su método analítico; entre ellos se encuentran: J. Jacotot, A. Bain, A. Meiklejohn, J. Froebel, C. Parker, G. Stanley Hall y J. Chubb. En este artículo, se le confiere mayor atención a las referencias norteamericanas, sobre todo y con especial énfasis, a la psicología de Stanley Hall y al método de enseñanza de la lectura de Meiklejohn, resaltados y colocados en convergência por Köpke en sus últimos escritos.
Après deux décennies de défense et de publicité de la méthode synthétique, João Köpke est deve nu un promoteur de la méthode analytique dans l’enseignement de la lecture. Dans cinq textes publiés entre 1896 et 1917 et produits dans des circonstances différentes et pour un public diversifié, Köpk e cite, à l’appui de sa méthode analytique, des auteurs européens et nord-américains, aussi bien par leurs principes que par leurs expé riences pédagogiques, dont: J. Jacotot, A. Bain, A. Meiklejohn, J. Froebel, C. Parker, G. Stanley Hall et J. Chubb. Dans cet articl e on confère une attention spéciale aux références nord-américaines qui se répètent, surtout à la psychologie de Stanley Hall et à la méthode d’enseignement de la lecture de Meiklejohn, mis en relief et en relation par Köpke dans ses derniers écrits.
Após duas décadas de defesa e propaganda do método sintético, João Köpke se tornou ativo divulgador do método analítico para o ensino da leitura. Em cinco textos publicados entre 1896 e 1917, produzidos em circunstâncias distintas e para diverso público, Köpke chama em apoio ao seu método analítico autores europeus e norte-americanos tanto por seus princípios como po r suas experiências pedagógicas; dentre eles: J. Jacotot, A. Bain, A. Meiklejohn, J. Froebel, C. Parker, G. Stanley Hall e J. Chubb. Neste artigo, maior atenção é conferida às referências norte-americanas que se repetem, com especial ênfase à psicologia de Stanley Hall e ao método de ensino da leitura de Meiklejohn, ressaltados e colocado s em convergência por Köpke em seus escritos finais.

Descrição

Palavras-chave

João Köpke, History orf Education, History of reading, Synthetical Method, Analitical Method, João Köpke, História de la Educación, História de la Lectura; método sintético; método analítico, João Köpke, Histoire de l’Éducation, Histoire da la Lecture, méthode synthétique, méthode analytique, João Köpke, História da Educação, História da Leitura, Método sintético, Método analítico

Como citar

História da Educação, v. 14, n. 30, p. 127-151, 2010.

Coleções