Teoria crítica da sociedade: um olhar sobre a educação em tempos de sociedade tecnológica

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2013

Autores

Silveira, Bruno Perozzi da
Stefanuto, Jéssica Raquel Rodeguero
Pimenta, Juliana Carla Fleiria
Duci, Juliana Rossi
Lastória, Luiz Antonio Calmon Nabuco [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

This article aims to discuss and reflect on the contributions of the Critical Theory of Society called for the field of education in times of increasing technological development. Therefore, we look to the works of three authors exponents of Critical Theory: Walter Benjamin, Theodor W. Adorno and Herbert Marcuse, highlighting the reflections and analyzes of these authors and using them as input in the educational field. The selfreflective and self-education is conceived in its potential to overcome the conditions of domination that remain in our society increasingly technified and supposedly democratic. Thus, the educational praxis think it seems like something urgent and necessary to be broken with certain conditions that keeps our potential to barbarism.
O presente artigo pretende discutir e refletir sobre as contribuições da chamada Teoria Crítica da Sociedade para o campo da educação em tempos de crescente desenvolvimento tecnológico. Para tanto, voltamos o olhar para as obras de três autores expoentes da Teoria Crítica: Walter Benjamin, Theodor W. Adorno e Herbert Marcuse, destacando as reflexões e análises desses autores e utilizando-as como subsídio no campo educativo. A educação autorreflexiva e autocrítica é pensada em seu potencial para a superação das condições de dominação que permanecem em nossa sociedade, cada vez mais tecnificada e pretensamente democrática. Desse modo, pensar a práxis educativa se afigura como algo urgente e necessário para que se rompa com certas condições que mantêm nosso potencial à barbárie.

Descrição

Palavras-chave

Critical Theory, Education, Technology, Walter Benjamin, Theodor W. Adorno, Herbert Marcuse, Teoria Critica, Educação, Tecnologia

Como citar

Conjectura: Filosofia e Educacao, v. 18, n. 1, p. 164-178, 2013.