Uma perspectiva crítico-dialética das pedagogia do aprender a aprende e o uso da tecnologia como facilitador na educação: revisitando as políticas educacionais

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2013

Autores

Santos, Elaine Cristina Moraes [UNESP]
Lastória, Luiz Antonio Calmon Nabuco [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

This article proposes an analysis of two interrelated contemporary phenomenon, which are - the pedagogy of "learning to learn" and the resources used as learning facilitators. Both are considered as strategic instruments to current educational policy, being referenced and quoted in national and international documents. For sake of them, methodological changes occurred in learning: teaching got to be outside the classroom, the learning mediator instrument stopped to focus on the figure of the teacher, new methods of teaching were invented and the students get a quickly practical and accurate access to the information. However, from a critical-and-dialectical perspective, this study aims to raise questions about these changes and understand through the concept of mediation, the role of the educational practice, especially at school, currently are taking place in our society.
Este artigo propõe uma análise de dois fenômenos contemporâneos interrelacionados - as pedagogias do “aprender a aprender” e os recursos tecnológicos utilizados como facilitadores de aprendizagem. Ambos são considerados instrumentos estratégicos conforme a política educacional vigente, sendo referenciados e citados em documentos nacionais e internacionais. Com eles, mudanças metodológicas na aprendizagem ocorreram: o ensino passou a ser visto fora das salas de aula, o instrumento mediador de aprendizagem deixou de ter foco na figura do professor, novas modalidades de ensino foram inventadas e o aluno passou a ter acesso à informação de maneira rápida, prática e precisa. Contudo, partindo deuma perspectiva crítico-dialética este estudo busca problematizar taismudanças e compreender, através do conceito de mediação, qual o papel que a pratica educacional, sobretudo escolar, desempenha atualmente em nossa sociedade.

Descrição

Palavras-chave

Pedagogical theories, Learn-to-learn, Technologies, mediation, Learning, Teorias pedagógicas, Aprender a aprender, Tecnologia

Como citar

Política e Gestão Educacional, v. 15, n. 1, p. 216-227, 2013.