Aprendizagem da escrita por meio de jogos e brincadeiras: relação entre o desenvolvimento do simbolismo e os mecanismos da escrita

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Data

2015

Autores

Tozadore, Juliana Carnieto [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Written language is a form of communication between humans and, as is not acquired naturally, needs educational interventions systematized to be learned. However, the teaching of writing is still mechanically imposed on the student, and could make use of other features such as games and plays. As a result, this research we analyze the writing development of phases, the psychic functions present in its development and the construction of a paradigm games and games that can be used as auxiliary tools in the teaching of writing. We describe the operation of each and identify how they can be used in the classroom. The survey was conducted through a qualitative approach of empirical type. The data concluded that these instruments are not used in class and often writing has no social relevance for the child. We also conclude that some usage scenarios of play occurred among children, are not used for didactic purposes as an example of sign-symbol relationship by teachers to teach writing
A linguagem escrita é uma das formas de comunicação entre os humanos e, como não é adquirida naturalmente, precisa de intervenções pedagógicas sistematizadas para que seja aprendida. Contudo, o ensino da escrita ainda é imposto de maneira mecânica ao aluno, sendo que poderia servir-se de outros recursos, como jogos e brincadeiras. Em vista disso, nesta pesquisa buscamos analisar as fases do desenvolvimento da escrita, as funções psíquicas presentes em seu desenvolvimento e a construção de um paradigma de jogos e brincadeiras que podem ser utilizados como instrumentos auxiliares no ensino da escrita. Descrevemos o funcionamento de cada um e identificamos como podem ser utilizados em sala de aula. A pesquisa foi realizada por meio de uma abordagem qualitativa do tipo empírica. O tratamento dos dados permitiu concluir que esses instrumentos não são utilizados em sala e que, muitas vezes, a escrita não apresenta relevância social para a criança. Concluímos também que algumas situações de uso de brincadeiras ocorridas entre as crianças, não são aproveitadas com fins didáticos como exemplo de relação signo-símbolo pelos professores, para se ensinar a escrita

Descrição

Palavras-chave

Brincadeiras, Escrita - Materiais e instrumentos - História, Sinais e simbolos, Jogos, Play

Como citar

TOZADORE, Juliana Carnieto. Aprendizagem da escrita por meio de jogos e brincadeiras: relação entre o desenvolvimento do simbolismo e os mecanismos da escrita. 2015. . Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2015.