Leitura, escrita e livro: determinantes de práticas culturais e desenvoltura social

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2010

Autores

Barbosa, Raquel Lazzari Leite [UNESP]
Annibal, Sérgio Fabiano [UNESP]
Boldarine, Rosária de Fátima [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

In this article we aim to discuss the importance of reading, writing and the book in the subject’s performance in society. This discussion tries to put these elements in time and social space. Therefore we want to show how these cultural practices of reading and writing, combined with the book can determine the development of the subject, when able to access these technologies effectively. The expected results are the change of the superficial aspects and common sense about reading, books and writing. Hope that it contributes to the expansion of the discussions on these themes. We hope to collaborate to the discussion which is being developed within the educational context on reading, books and writing, and the relationship resulting from the development of the subject in society and their ability to read and write.
Neste artigo, busca-se discutir a importância da leitura, da escrita e do livro no desempenho do sujeito leitor em sociedade. Essa discussão procura situar o papel desses elementos no tempo e no espaço social e delinear como essas práticas culturais de leitura e de escrita, aliadas ao suporte livro, podem determinar a desenvoltura do sujeito, quando capaz de acessar essas tecnologias eficazmente. Os resultados esperados situam-se na derrubada de aspectos superficiais e de senso comum acerca da leitura, do livro e da escrita, contribuindo para a ampliação das discussões sobre esses temas. Espera-se ampliar o debate que já vem sendo desenvolvido no âmbito educacional sobre leitura, livro e escrita, além da análise da relação resultante da desenvoltura do sujeito na sociedade e das suas habilidades de leitura e de escrita.

Descrição

Palavras-chave

Reading practices, Written culture, School and books, Práticas de leitura, Cultura escrita, Escola e livros

Como citar

Leitura. Teoria & Prática, v. 28, n. 55, p. 48-54, 2010.