Publicação: Educação e modos de subjetivação no capitalismo contemporâneo: reflexões a partir de Zygmunt Bauman
Carregando...
Data
2013
Orientador
Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Tipo
Artigo
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (inglês)
The article aims to give a brief reflection about education in the context of consumer society from the contemporary society analyzes performed by polish sociologist Zygmunt Bauman. It’s highlighted the relationship between the educational institution and the discourse of the market and consumption that building practices that feedback into the practices and values defended by contemporary capitalism. Also it is indicated the effects produced by this relationship on the question of teaching and learning and teacher training. Finally, the article analyzes the dilemmas of the current school in the face of the weakening of human relations and their role in addressing of the problems identified.
Resumo (português)
O artigo tem como objetivo fazer uma breve reflexão acerca da educação no contexto da sociedade de consumo a partir das análises da contemporaneidade realizadas pelo sociólogo polonês Zygmunt Bauman. É destacada a relação entre a instituição escolar e os discursos do mercado e consumo, que termina por construir práticas que retroalimentam as práticas e valores defendidos pelo capitalismo contemporâneo. Apontam-se também os efeitos gerados por essa relação na questão do ensino-aprendizagem e da formação de professores. Por fim, o artigo analisa os dilemas da escola atual em face da fragilização das relações humanas e o seu papel no enfrentamento das problemáticas apontadas.
Descrição
Palavras-chave
Idioma
Português
Como citar
Revista Espaço Acadêmico, v. 13, n. 146, p. 20-28, 2013.