Publicação:
A potência do cyborg no agenciamento de modos de subjetivação pós-identitários: conexões parciais entre arte, psicologia e gênero

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2014-12-01

Orientador

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Federal Fluminense, Departamento de Psicologia

Tipo

Artigo

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (inglês)

In line with a psychology more attached to the becoming [devenir] rather than tothe essence, the goal of this paper is to ground the importance of understandingsubjectivity as a process, mainly when regarding our current discussions aboutidentity and gender. After that, we do some linkage between art and psychology. Forus, art is understood as a powerfulmanner to encourage modes of subjectivation thathave difference as an inherited relation. Lastly, we draw our attention upon somefragments of the contemporaneous artist, Mathew Barney's work-of-art (specially,Cremaster), to see how it runs through the binaries of gender boundaries andlaunches post-identity lines of subjectivation.

Resumo (português)

Em consonância com uma psicologia mais afeita ao devir do que às essências, a proposta deste artigo é fundamentar a importância de se compreender a tradicional concepção de subjetividade enquanto um processo de subjetivação, principalmente no que tange as discussões sobre identidade e gênero na atualidade. Feito isso, traçamos algumas aproximações entre arte e psicologia, compreendendo a primeira como um potente dispositivo para favorecer modos de subjetivação que tenham a diferença como inerência relacional. Por fim, lançamos nossos olhares em alguns fragmentos da obra Cremaster do artista contemporâneo Mathew Barney para perceber o modo como a obra ultrapassa os binarismos de gênero e lança linhas pós-identitárias de subjetivação.

Descrição

Idioma

Português

Como citar

Fractal : Revista de Psicologia. Universidade Federal Fluminense, Departamento de Psicologia, v. 26, n. 3, p. 785-801, 2014.

Itens relacionados

Financiadores

Coleções

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação