Publicação: Funções trigonométricas elementares e tecnologia: algumas aplicações no currículo da rede pública estadual de São Paulo
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Rodriguez, Jaime Edmundo Apaza 

Coorientador
Pós-graduação
Matemática em Rede Nacional - FC/FCT/FEIS/IBILCE/IGCE 31075010001P2
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (inglês)
The need to implement an educational program for basic education that seek to improve student learning in public schools led the government of the State of São Paulo to create the Program São Paulo Faz Escola, guided by the principles of school learning, the curriculum as a space of culture, skills as a focus for learning, skills of reading and writing priority, the articulation of skills to learn and contextualization in the workplace. In Mathematics, highlight the need for a contextual approach, working in partnership with the technological resources whenever possible and prioritizing the practical aspects of content. It is intended to show the importance of the relationship between theory and practice through the study of theoretical part of elementary trigonometric functions (sine, cosine and tangent) present in their graphics, better use the available time in the classroom using the GeoGebra application
Resumo (português)
A necessidade de implementar um programa de ensino para a educação básica que buscasse melhorar a aprendizagem dos estudantes da rede pública estadual levou o governo do Estado de São Paulo a criar o Programa São Paulo Faz Escola, norteado pelos princípios da escola que aprende, o currículo como espaço de cultura, 22 as competências como eixo de aprendizagem, prioridade da competência de leitura e escrita, a articulação das competências para aprender e a contextualização no mundo do trabalho. Em Matemática, salienta-se a necessidade de uma abordagem contextualizada, atuando em parceira com os recursos tecnológicos sempre que possível e priorizando os aspectos práticos dos conteúdos. Pretende-se mostrar a importância da articulação entre teoria e prática através do estudo da parte teórica das funções trigonométricas elementares (seno, cosseno e tangente) presente nos seus gráficos, aproveitando melhor o tempo disponível em sala de aula com a utilização do aplicativo GeoGebra
Descrição
Palavras-chave
Matemática - Estudo e ensino, Trigonometria - Estudo e ensino, Funções trigonometricas - Ensino auxiliado por computador, Tecnologia educacional, Educação e Estado - São Paulo (Estado)
Idioma
Português
Como citar
SILVA, Tiago Henrique Pereira da. Funções trigonométricas elementares e tecnologia: algumas aplicações no currículo da rede pública estadual de São Paulo. 2015. 74 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2015.