A influência da música nas atividades físicas e sua impressão no corpo e nos estados de ânimo

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2011-12-08

Autores

Leme, Louise Ribeiro [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Numerous studies in physical education and music's area have been conducted to improve the quality of life and health of people, all of them under physiological, psychological and social fields. Thus, when properly analyzed, both Areas are connected, because the movement itself, main subject of physical education, has a close proximity to the rhythm, an essential element of music. That's why it is important to discover the benefits of this relationship, because, in many of its practices, physical education makes use of music, for example, in aerobic gymnastic and dance classes. As a consequence, this study aims to investigate, through literature, the influence of music in physical activities and its imprinting in the states of mind and body of practitioners, as well as clarify the criteria for choice of songs that are used in such practice. This research occurred under literary explore, done through theoretical analysis of the thematic. At first place, a contextualization of the auditory system and its relationship with the music and the perception of sound were made, then the main theme was explored. The music, even before generate and influence motor and psychic movements in the human body, is already moving in space, because it is formed through vibrations of molecules. It is decoded first as a movement from the ears, and then decoded as sound, when in the brain. It is important to worry about sounds at high intensities and also with those which are outside the hearing thresholds within physical activities involving music, because they may be harmful to health and also to states of mind. As far as music and movement is concerned, they are closely linked, and the human being has an instinctive sense of rhythm that can be seen when listening to music, because the motor cortex is also activated. Therefore, it is important to work the sound and body movement together, because in practice they are inseparable and they contribute greatly to...
Inúmeros estudos nas áreas da educação física e da música têm sido realizados no sentido de melhorar a qualidade de vida e de saúde das pessoas, tanto no âmbito fisiológico como no psicológico e social. Assim, quando bem analisadas, ambas as áreas se encontram conectadas, pois o próprio movimento, objeto de estudo da educação física, possui uma grande proximidade com o ritmo, elemento essencial da Música. Por isso a importância de se descobrir os benefícios dessa relação, mesmo porque, em muitas de suas práticas, a educação física faz uso da música, como por exemplo, nas aulas de ginástica e dança. Dessa forma, o presente estudo tem como objetivo investigar, através da literatura, qual a influência da música nas atividades físicas e sua impressão nos estados de ânimo e no corpo dos praticantes, bem como esclarecer quais critérios para a escolha de músicas que devem ser utilizadas na referida prática. Tal pesquisa literária ocorreu em caráter exploratório feito por meio de análise teórica da temática. Primeiro foi realizada uma contextualização sobre o sistema auditivo e sua relação com a música e a percepção do som e depois o tema principal foi explorado. A música, antes mesmo de influenciar e gerar movimentos motores e psíquicos no corpo humano, já é movimento no espaço, pois é formada através de vibrações entre corpos. Ela é percebida, então, como movimento pelos ouvidos, e só depois decodificada como som, quando no cérebro. É importante se preocupar com sons em altas intensidades e também com aqueles que se encontram fora dos limiares de audibilidade dentro das aulas que envolvem atividade física com música, pois podem ser prejudiciais à saúde auditiva e também aos estados de ânimo, conforme demonstrado nesta pesquisa. No que concerne à música e ao movimento, estes estão intimamente ligados, sendo que o ser humano possui um sentido rítmico instintivo, já que quando se...

Descrição

Palavras-chave

Atividades físicas de aventura, Corpo e mente, Música, Educação do movimento, Physical activities adventure

Como citar

LEME, Louise Ribeiro. A influência da música nas atividades físicas e sua impressão no corpo e nos estados de ânimo. 2011. . Trabalho de Conclusão de Curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2011.