Fundamentos filosóficos e antropológicos da teoria do se-movimentar e a formação de sujeitos emancipados, autônomos e críticos: o exemplo do currículo de educação física do Estado de São Paulo

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2014-10-01

Autores

Betti, Mauro [UNESP]
Knijnik, Jorge
Venancio, Luciana [UNESP]
Neto, Luiz Sanches [UNESP]
Daolio, Jocimar

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Univ Fed Rio Grande Do Sul, Escola Educ Fisica

Resumo

This article examines philosophical and anthropological underpinnings of the Sich-Bewegen Theory, based on the phenomenological philosophy by Merleau-Ponty and social anthropology by Mauss and Geertz. It also considers implications for Physical Education Elementary and High School curricula aimed at forming emancipated, autonomous and critical individuals, taking the Physical Education Curriculum of the State of Sao Paulo as example. It concludes that the curriculum needs to imbricate into students'social life and take into account the challenges and issues from contemporary society.
Este artigo analisa os fundamentos filosóficos e antropológicos subjacentes à Teoria do Se-Movimentar com base na filosofia fenomenológica de Merleau-Ponty e na antropologia social de Mauss e Geertz. Considera também implicações para os currículos de Educação Física do Ensino Fundamental e Médio que tenham por mote a formação de sujeitos emancipados, autônomos e críticos, tomando como exemplo o Currículo de Educação Física do Estado de São Paulo. Conclui que o currículo precisa imbricar-se com a vida social dos alunos e levar em conta desafios e temas da sociedade contemporânea.

Descrição

Palavras-chave

Human movement, Phenomenology, Social anthropology, Curriculum, Movimento humano, Fenomenologia, Antropologia social, Currículo

Como citar

Movimento. Porto Alegre: Univ Fed Rio Grande Do Sul, Escola Educ Fisica, v. 20, n. 4, p. 1631-1653, 2014.