Inclusão escolar de crianças com necessidades educacionais especiais: levantamento bibliográfico de teses, dissertações e trabalhos de conclusão de curso no acervo online da UNESP

Imagem de Miniatura

Data

2015

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Essa pesquisa teve como objetivo discutir e analisar a questão da inclusão escolar tendo em vista explorar a produção acadêmica a respeito da temática a fim de comparar as tendências metodológicas de estudo e relatar as evoluções históricas ao longo desde a década de 90. Para isso, o presente trabalho está estruturado em três capítulos: o primeiro uma breve retrospectiva histórica cultural entre deficientes, escola e a sociedade; o segundo sobre a formação continuada e inicial do professor inclusivo e o terceiro descreve os resultados do levantamento bibliográfico realizado na base de dados online da UNESP, considerando trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses defendidas entre 1990 e 2013. Os dados coletados foram analisados qualitativamente, com alguns resultados quantitativos. Após a coleta de dados, os trabalhos foram analisados com base nos seguintes critérios: objetivos, local da pesquisa, tipo de delineamento, instituto onde o trabalho foi apresentado, principais resultados, instrumentos e tipos de participantes (quando configurar uma pesquisa empírica). Pretendeu-se verificar, se existe uma tendência na metodologia de trabalhos científicos em relação a esse tema, de pesquisas mais de cunho bibliográfico ou empírico, dado a sua complexidade

Descrição

Palavras-chave

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Educação, Pesquisa bibliografica, Educação inclusiva, Inclusão em educação, Redação acadêmica - 1990-2013, Deficientes

Como citar

PAGANOTTI, Emille Gomes. Inclusão escolar de crianças com necessidades educacionais especiais: levantamento bibliográfico de teses, dissertações e trabalhos de conclusão de curso no acervo online da UNESP. 2015. 84 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015.