Prevalência de coinfecção e fatores associados ao Papilomavírus Humano (HPV) e à Chlamydia tracomatis em mulheres em idade reprodutiva atendidas em Program de Prevençao de Câncer do Colo Uterino na região sudeste do Brasil: sub-titulo / (se houver)

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2015-01-23

Autores

Pinto, Gabriel Vitor da Silva [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Objetivo: Descrever a prevalência e fatores associados à coinfecção por Papilomavírus Humano (HPV) e Chlamydia trachomatis (CT) em mulheres em idade reprodutiva. Pacientes e Métodos: Foram incluídas no estudo 1.590 mulheres, de 14 a 54 anos, atendidas nas Unidades de Atenção Básica à Saúde do Município Botucatu, São Paulo, entre o período de setembro de 2012 a janeiro de 2013. Os dados sociodemográficos, comportamentais e ginecológicos foram obtidos por entrevista. Durante o exame ginecológico, foram coletadas amostras endocervicais com cytobrush para pesquisa de HPV, CT e Neisseria gonorrhoeae., pela técnica da Reação em Cadeia da Polimerase (PCR). Amostras do terço médio da parede vaginal foram coletadas com swab para avaliar o padrão de microbiota vaginal e do fundo de saco para pesquisa de infecção por Trichomonas vaginalis por cultura pelo meio de Diamond. O exame cérvico-vaginal convencional foi classificado de acordo com o sistema de Bethesda. As variáveis contínuas e categóricas foram analisadas pelo modelo de regressão logística para identificar os fatores associados à coinfecção HPV e CT. O Software utilizado foi o SAS (versão 9.2, SAS Institute, Cary NC) e o nível de significância adotado foi de 5%. Resultados: A mediana da idade das mulheres foi de 32 anos de idade (14 - 54), 61,13% se declarou branca, 64,59% eram casados ou viviam com parceiro, 46,1% já haviam concluído o ensino médio e 13,71% se declararam universitárias ou com curso superior concluído. No momento da inclusão no estudo, 87,98% se declararam sexualmente ativas sendo que a mediana do número de parceiros ao longo da vida foi de 2 (1-300) e 68,6% iniciaram a vida sexual entre 15 e 20 anos de idade. A prevalência de vaginose bacteriana, candidíase, infecção por T. vaginalis e endocervicite por N. gonorrhoeae foi de 29,30%, 5,09%, 1,32% e 0,62%, respectivamente.. A prevalência de lesões associadas ao HPV foi de...

Descrição

Palavras-chave

Papillomaviridae, Coinfecção, Doenças sexualmente transmissíveis - Prevenção

Como citar

PINTO, Gabriel Vitor da Silva. Prevalência de coinfecção e fatores associados ao Papilomavírus Humano (HPV) e à Chlamydia tracomatis em mulheres em idade reprodutiva atendidas em Program de Prevençao de Câncer do Colo Uterino na região sudeste do Brasil: sub-titulo / (se houver). 2015. 42 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Medicina de Botucatu, 2015.