Fluxo e tecnologias de informação no contexto brasileiro de inventário de ciclo de vida

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2015

Autores

Reis, Everson Andrade dos [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

The concern with the development of products that offer a lower level of degradation of natural resources is a challenge that companies, in general, are seeking. The Life Cycle Assessment (LCA) of products is a methodology that investigates the environmental impacts in the development, use and reuse of these products. We list are some technologies for the collection, storage and distribution of this information Life Cycle Inventory (LCI) and definitions of data life cycle that are considered essential to the production method of a technology matrix for information flow LCI. The hypothesis is that a technology matrix will contribute to the information management life cycle inventories, pointing alternative technologies for the design of an LCI information system. This research aims to propose a technology matrix for flow of information life cycle inventories from the analysis of the elements of the data life cycle and its relation to the steps of the flow of information to LCI. The method of design technology matrix for inventory flow is based on the intersection of the elements of the data life cycle and its relation to the steps of information management for LCI, using the Zachman (2010) framework to clarify each technology employed. Such technologies help in the storage and recovery process of LCI information to the provision of primary information resource with a view to consolidation of the Brazilian Inventory Lifecycle System (SICV-Brazil).
A preocupação com o desenvolvimento de produtos que ofereçam um menor nível de degradação dos recursos naturais é um desafio que as empresas, de modo geral, estão buscando. A Avaliação de Ciclo de Vida (ACV) de produtos é uma metodologia que investiga os impactos ambientais no desenvolvimento, uso e reuso desses produtos. Elencam-se algumas tecnologias para a coleta, armazenamento e distribuição de informações de Inventário de Ciclo de Vida (ICV) e definições sobre ciclo de vida do dado que são consideradas fundamentais para o método de elaboração de uma matriz de tecnologia para fluxo de informação de ICV. A hipótese desta pesquisa é a de que uma matriz de tecnologia venha contribuir com a gestão de informação de inventários de ciclo de vida, apontando alternativas de tecnologias para a concepção de um sistema de informação de ICV. Esta pesquisa tem como objetivo propor uma matriz de tecnologia para fluxo de informação de inventários de ciclo de vida, a partir da análise dos elementos do ciclo de vida do dado e sua relação com as etapas do fluxo de informação para ICV. O método de concepção da matriz de tecnologia para fluxo de inventários está baseado na intersecção dos elementos do ciclo de vida do dado e sua relação com as etapas da gestão da informação para ICV. Para tanto, utiliza-se o framework de Zachman (2010) para clarificar cada tecnologia empregada. Essas tecnologias contribuem no processo de armazenamento e recuperação da informação de ICV até a disponibilização desse primordial recurso informacional, na perspectiva da consolidação do Sistema Brasileiro de Inventário de Ciclo de Vida (SICV-Brasil).

Descrição

Palavras-chave

Ciclo de vida do produto, Desenvolvimento sustentável, Ciência da informação, Tecnologia da informação, Gerenciamento da informação, Product life cycle

Como citar

REIS, Everson Andrade dos. Fluxo e tecnologias de informação no contexto brasileiro de inventário de ciclo de vida. 2015. 107 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2015.