Ações educativas para o controle de vetores da dengue e leishmaniose visceral

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Data

2011

Autores

Rodrigues, Tercilia de Oliveira [UNESP]
Perri, Silvia Helena Venturoli [UNESP]
Nunes, Caris Maroni [UNESP]
Valladão, Gustavo Moraes Ramos [UNESP]
Gallani, Sílvia Umeda [UNESP]
Pinheiro, Sonia Regina
Queiroz, Luzia Helena [UNESP]

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Resumo

Results of educative actions on the control of vectors for dengue and leishmaniasis were evaluated by using an online semi-present course directed to teachers from Fundamental I Education level in Araçatuba-SP. 40 teachers from municipal schools located on geographical areas of town with higher occurrence of dengue and leishmaniasis cases, attended to the course, which consisted in a conceptual part directed to specific subjects such as vector borne and zoonotic diseases, responsible ownership of pets and health education and a practical phase, directed to execution and application of educative projects in the target schools. Data about the teacher’s specific knowledge, before and after the attendance to the course, were submitted to the Wilcoxon test with a 5% of significant level. The application of practical educative projects was evaluated by multiplicative actions involving target public. Tests showed statistically significant increase in the knowledge about the studied diseases (p<0.0001) after the course, especially on questions related to etiological agent, clinical symptoms on man and animals and prevention. Activities of knowledge multiplication envolved teachers and students which detected the problems and promoted education actions in their neighborhood as stage performing, group cleaning activities and elaboration and distribution of folders during a student pared. In conclusion, educative actions direct to the control of diseases vectors using a semi-present course, provides new knowledge to the teachers, impelling them to motivate their students to adopt vectors control measures and environmental cares and to sensitive the community to collaborate with control diseases.
Este estudio tuvo como objetivo evaluar los resultados de las actividades educativas en el control de vectores del dengue y la leishmaniasis, de un curso semipresencial que ofrece a los profesores en las escuelas primarias municipales de Araçatuba-SP. 40 profesores de escuelas de educación básica ubicados en barrios con alta incidencia de la fiebre del dengue y leishmaniasis asistieron al curso, que consistió en una fase conceptual, donde se abordaron las enfermedades transmitidas por vectores y zoonosis importantes, así como los conceptos de la propiedad responsable y la educación sanitaria y una fase práctica con el desarrollo y ejecución de proyectos educativos. Los datos sobre conocimientos de los profesores antes y después del curso, fueron sometidos a prueba estadística de Wilcoxon, con significación del 5%. El criterio de revisión de aplicación de proyectos educativos fue la evaluación de las acciones de la multiplicación hecha por el público objetivo. Hubo un aumento estadísticamente significativo en el conocimiento de las enfermedades seleccionadas (p <0,0001), especialmente las cuestiones relativas al agente etiológico, los síntomas en los seres humanos y medidas preventivas. La experiencia de los maestros de las escuelas implica en el diagnóstico de los problemas por medio de la elaboración de un mapa hablado y la promoción de actividades educativas, tales como obras de teatro, actividades artísticas, una campaña de limpieza y la preparación y distribución de folletos en desfile. Concluyese que las acciones educativas para la formación de los docentes dirigidas al control de vectores proporcionaron un aumento de conocimientos, llevándolos a motivar a los estudiantes para colaborar en la lucha contra las enfermedades mediante la adopción de medidas para eliminar el vector, cuidados con el medio ambiente y la sensibilización de la comunidad.
Esta pesquisa teve como objetivo avaliar o resultado de ações educativas no controle de vetores da dengue e leishmaniose, resultantes de um curso semipresencial oferecido a docentes da rede municipal de Ensino Fundamental I de Araçatuba-SP. Quarenta professores do Ensino Básico de escolas localizadas em bairros com maior ocorrência de casos de dengue e leishmaniose participaram do curso, que constou de uma fase conceitual, onde foram abordadas as doenças transmitidas por vetores e as principais zoonoses, posse responsável e educação em saúde, além de uma fase prática com elaboração e aplicação de projetos educativos. Os dados referentes ao conhecimento dos professores antes de depois do curso, foram submetidos ao teste estatístico de Wilcoxon, com 5% significância. O critério de análise da aplicação dos projetos educativos foi a avaliação das ações de multiplicação feitas pelo público-alvo. Observou-se crescimento estatisticamente significante no conhecimento sobre as doenças selecionadas (p < 0,0001) especialmente quanto às questões relativas ao agente etiológico, sintomas no homem e medidas preventivas. A experiência dos professores como multiplicadores envolveu os escolares no diagnóstico dos problemas por meio da elaboração de um mapa falante e promoção de ações educativas tais como: peças teatrais, atividades artísticas, mutirão de limpeza e elaboração e distribuição de panfletos em passeata. Concluiu-se que as ações educativas para a formação de professores direcionadas ao controle de vetores proporcionaram aumento de conhecimentos, impulsionando-os a motivar os escolares para colaborar no controle de doenças adotando medidas de eliminação de vetores, cuidados com o meio ambiente e sensibilização da comunidade.

Descrição

Palavras-chave

Health education, Vector control, Dengue, Yellow fever, Visceral leishmaniasis, Educación para la salud, Lucha antivectorial, Dengue, Fiebreamarilla, Leishmaniasis visceral, Educação em saúde, Controle de vetores, Dengue, Febre amarela, Leishmaniose visceral

Como citar

Veterinária e Zootecnia, v. 18, n. 3, p. 462-472, 2011.