Publicação:
Inquéritos de saúde e fonoaudiologia

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Data

2009-03-01

Orientador

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Título da Revista

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Editor

CEFAC Saúde e Educação

Tipo

Artigo

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

TEMA: os inquéritos de saúde constituem uma abordagem eficiente para estudos populacionais, sendo tal metodologia ainda pouco difundida entre os fonoaudiólogos brasileiros. Para a realização e análise de um estudo com base em inquéritos de saúde, o profissional deve transcender a visão clínica fonoaudiológica, partindo para uma abordagem social, demográfica, econômica e de saúde geral. OBJETIVO: realizar abordagem teórica acerca dos inquéritos de saúde, seus conceitos, histórico e resultados publicados no campo fonoaudiológico, com enfoque em saúde auditiva. CONCLUSÃO: os inquéritos de saúde constituem-se num método de investigação importante a ser explorado pelos fonoaudiólogos para que passem a recomendar ações relacionadas à saúde auditiva em sintonia com necessidades da população embasadas em dados epidemiológicos fidedignos.

Resumo (inglês)

BACKGROUND: health surveys make up an efficient approach for population researches, and this methodology is not widely diffused among Brazilian audiologists and speech-language pathologists. In order to carry out a research based on health surveys; the professional should transcend the clinical audiologist and speech-language pathologist view, aiming at a social, demographic and economic view of health. PURPOSE: achieve theoretic approach about health inquiries, their concepts, history and published results in audiology and speech-language science, with emphasis on hearing health. CONCLUSION: health surveys make up an important investigation method to be explored by audiologists and speech-language pathologists, so that they mat recommend actions related to hearing health according with the population needs based on reliable epidemiologic data.

Descrição

Idioma

Português

Como citar

Revista CEFAC. CEFAC Saúde e Educação, v. 11, n. 1, p. 166-172, 2009.

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