Programa Mais Educação: uma análise do projeto pedagógico

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Data

2015-09-02

Autores

Miguel, Katia Cristina Deps [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

This paper aims to analyse the program More Education, created by Ministry of Education, focusing on its policies of implementation in Brazil, and being aware of its rules in order to guide counties and schools. From previous works with the coordination department, in Secretary of Estate for Education, São Paulo was the chosen state to analyze the program and its actions as well. In that specific context, we decided on two themes: the educator's view and the relation between school and community. In order to map the procedures and supporting documents, we studied the implementation of the program in its performance phase, in the state of São Paulo. Taking both themes into account, we made two questions: 1) what is the educator's point of view in the document and who is the current educator participating in the activities?; 2) what is the cultural relation between the school and its community established by the document, and which is the effective relation existing in our Estate?. As previously mentioned, our focus is on the educator and the relation between school and community. Through this thematic delimitation, we check the boundaries and the possibilities of a full-time education, mobilizing another school organization to that pedagogical project. However, it is still a challenge to develop methods and concepts able to articulate awareness and dynamism. Our analysis consists in the elaboration of Activities Plan in schools, since we have clearly noticed how theory and practice come apart. Due to that conflicting background, we set the researcher's action in his/her role as a cartographer. Then, we expect that the environment drawings can be helpful to evaluate the role of educators, and the relation between school and community
Analisamos o Programa Mais Educação, proposto pelo Ministério da Educação, com foco em suas condições de implantação nos Estados da Federação, atentos nas formulações estabelecidas para a orientação dos municípios e das escolas. Delimitamos o estudo no Estado de São Paulo a partir de nosso trabalho na coordenação, no âmbito da Secretaria Estadual de Educação, para executar o referido programa. Nesta experiência específica, escolhemos dois temas: a concepção de educador e a cultura das relações entre escola e comunidade, como temas pressupostos para a definição de um sentido de eficácia. Estudamos a implantação do Programa Mais Educação na fase de sua execução no Estado de São Paulo como esforço de cartografar em todos os procedimentos e na leitura dos documentos de apoio os dois temas delimitados. Atentos a esses temas, formulamos duas perguntas: 1) que concepção de educador está presente no documento e qual educador encontramos nas atividades de realização?; 2) qual cultura de relação entre a escola e a comunidade está concebida no documento e qual relação efetivamente existe no contexto de nosso Estado?. Nosso foco de atenção está dirigido para a figura do educador e para a cultura de relação entre escola e comunidade. Por meio dessa delimitação temática, conferimos os limites e as possibilidades de uma proposta de educação em tempo integral, mobilizando a organização de outra escola com implicações sobre a elaboração do projeto pedagógico. Tantos aspectos envolvidos nessa abordagem desafiam a elaboração de uma metodologia suficientemente capaz de elaborar conceitos sem perder a sensibilidade com o dinamismo presente nas relações apontadas. O trabalho de elaboração do Plano de Atividades das escolas constitui para nós um território de análise, pois aí podemos observar a distância que existe entre aquilo que é concebido e aquilo que é efetivado. Nesse território...

Descrição

Palavras-chave

Education, Programa Mais Educação (Brasil), Educação, Comunidade, Escolas de tempo integral, Educadores, Cultura, São Paulo (Estado)

Como citar

MIGUEL, Katia Cristina Deps. Programa Mais Educação: uma análise do projeto pedagógico. 2015. 165 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015.