O engenho e os retábulos de Osman Lins

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2016-02-05

Autores

Guarnieri, Ivanor Luiz [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A hipótese inicial desta pesquisa sugeria a existência de procedimentos intersemióticos no discurso literário do escritor Osman Lins (1924-1978). Contudo, a leitura de todas as suas obras, somada ao estudo de parte de sua fortuna crítica, indicava também outro elemento importante de sua poética: sua crítica social. Com isso, chegou-se à seguinte questão: como a literatura intersemiótica de Osman Lins se realiza e, ao realizar-se, contribui para avançar as fronteiras de seu trabalho, sem perder a perspectiva ético-social desse autor? A tese está dividida em cinco capítulos e três partes. Na primeira parte, o capítulo um apresenta as obras de Osman Lins e o capítulo dois destaca os processos de bricolagem, metaficção e intertextualidade. Na segunda parte, o capítulo três enfoca os procedimentos de intersemioticidade, em especial nas obras da segunda fase do escritor, expandindo as fronteiras de seu discurso literário; o quarto capítulo trata da imagética presente em uma das narrativas de Nove, novena, intitulada “Retábulo de Santa Joana Carolina”. Na terceira parte da tese, demonstramos como os procedimentos intersemióticos são decisivos por contribuírem para a realização do compromisso ético do autor, compromisso que se efetiva em sua crítica social.
The initial hypothesis of this research suggested the existence of intersemiotic procedures in the literary discourse of the writer Osman Lins (1924-1978). However, the reading of all his works, in addition to the study of their critical reception, also indicated another important element of his poetics: his social criticism. Thereafter, the following question was raised: how is Osman Lins’ intersemiotic literature performed and how does it contribute for stretching the boundaries of his work, without losing the author’s ethical and social perspective? This thesis is divided into five chapters and into three parts. In the first part, the chapter one presents Osman Lins’ works and the second chapter focuses on the processes of bricolage, metafiction and intertextuality. In the second part, the chapter three focuses on the intersemiotic procedures, especially in the works of the second period of the writer, which expands the boundaries of his literary discourse; the fourth chapter deals with the imagery that is present in one of the narratives from Nove, Novena, entitled “Retábulo de Santa Joana Carolina”. In the third part of this thesis, we demonstrate how intersemiotic procedures are crucial once they contribute for the accomplishment of the ethical commitment of the author, which becomes effective through his social criticism.

Descrição

Palavras-chave

Osman Lins, Crítica social, Imagética, Intersemiótica, Literatura brasileira, Social criticism, Pictorial forms, Intersemiotic studies, Brazilian Literature

Como citar