Habilidades sociais e problemas de comportamento: um estudo exploratório baseado no modelo construcional

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2010

Autores

Romera, Vanessa Barbosa
Bolsoni-Silva, Alessandra Turini [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

The research aimed to assess, according to the constructional approach by Goldiamond, the reports of 20 mothers of children with behavior problems, (clinical group) and 20 mothers of children without these problems (non-clinical group), social skills and behavior problems of pre-school, investigate the situations and behaviors of mothers before the behavior of children and suggest hypotheses for functionally equivalent behaviors that were investigated. The instruments used were two scales, a questionnaire and a structured interview. The results indicated that children of non-clinical group presented with more frequency and diversity, social skills and with less frequency, of behavior problems compared to children of the clinical group.
A pesquisa teve como objetivo avaliar, segundo o Modelo Construcional de Goldiamond, os relatos de 20 mães de crianças com problemas de comportamento (Grupo clínico) e 20 mães de crianças sem esses problemas (Grupo não clínico), as habilidades sociais e os problemas de comportamento de pré-escolares, investigar as situações e os comportamentos das mães diante dos comportamentos dos filhos e sugerir hipóteses para os comportamentos funcionalmente equivalentes que foram investigados. Os instrumentos utilizados foram duas escalas, um questionário e uma entrevista estruturada.Os resultados indicaram que as crianças do Grupo não clínico apresentaram, com mais frequência e diversidade, habilidades sociais e com menos frequência, problemas de comportamento, em comparação com as crianças do Grupo clínico.

Descrição

Palavras-chave

Social skills, Behavior problems, Constructional approach, Habilidades sociais, Problemas de comportamento, Modelo construcional

Como citar

Aletheia, v. 31, p. 149-167, 2010.