Publicação:
Catequese especial: uma experiência inclusiva

Nenhuma Miniatura disponível

Data

2010

Orientador

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Tipo

Artigo

Direito de acesso

Acesso restrito

Resumo

Resumo (inglês)

The aim of this paper is to present an experience of inclusion of individuals with mental disabilities in a religious community in the city of Londrina, north Paraná state. Called here Special Catechesis this was an evangelizing held inside a Catholic Church with the mental disabilities people The project, which five years and five classes per year, allowed the development of a pedagogical action with goals of evangelization and catechesis, where all people were successful. It was also an action to raise the consciousness among parents of these children in order to allow their children could participate in the project. Special Catechesis was evaluated for us as significant experience because it allowed a relative and positive inclusion of the classes in religious and social activities of the local community.

Resumo (português)

O objetivo deste artigo é apresentar uma experiência de inclusão de portadores de deficiências mentais em uma comunidade religiosa na cidade de Londrina, região norte do estado Paraná. Denominada aqui de Catequese Especial, tratou-se de uma ação evangelizadora realizada no interior de uma igreja de denominação católica com portadores de deficiências mentais. O projeto, que teve a duração de cinco anos com cinco turmas anuais, permitiu o desenvolvimento de uma ação pedagógica com objetivos de evangelização e catequese, onde todos catequizandos obtiveram sucesso. Também foi possível uma ação conscientizadora junto aos pais dessas crianças no sentido de permitir que seus filhos pudessem participar do projeto. Avaliamos a Catequese Especial como experiência significativa pois permitiu uma inclusão relativa e positiva das turmas nas atividades religiosas e sociais da comunidade local

Descrição

Idioma

Português

Como citar

Revista Educação, v. 3, p. 68-83, 2010.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação