A formação continuada, o uso do computador e as aulas de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2012

Autores

Gabini, Wanderlei Sebastião
Diniz, Renato Eugenio da Silva [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

The present article aims to discuss a process of continuing education which was focused on Science teaching and computer use considering the school as the locus of training. This process was intended for teachers who taught in the first years of Primary School. The research was developed with a qualitative approach, focusing on participant observation. It was aimed to characterize the educational practices, considering the elaboration of scientific knowledge, the development of experimental activities and the educational possibilities of the Information and Communication Technologies. The results reveal the involvement of the group in an attitude of research and reflection, and the utilization of collective spaces for constant discussion regarding the issues of classroom and teaching action.
O presente artigo discute um processo de formação continuada que focou o ensino de Ciências e o uso do computador, considerando a escola como locus de formação. Essa ação formativa voltou-se para professores que lecionavam nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa foi desenvolvida sob a abordagem qualitativa e orientou-se pela observação participante. Buscou-se caracterizar as práticas educativas considerando a elaboração do conhecimento científico, o desenvolvimento de atividades experimentais e as possibilidades educacionais da informática. Os resultados revelam o envolvimento do grupo em uma postura de investigação e reflexão, bem como a valorização dos espaços coletivos para debate constante em relação às questões do cotidiano da sala de aula e da ação docente.

Descrição

Palavras-chave

Teachers' continuing education, Computer use, Science teaching, Formação continuada de professores, Uso do computador, Ensino de ciências

Como citar

Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 14, n. 3, p. 333-348, 2012.