Logotipo do repositório
 

Publicação:
Trajetórias Formativas Docentes: buscando aproximações na bibliografia sobre formação de professores

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Orientador

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Tipo

Artigo

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (inglês)

This paper is a theoretical review where we present teachers’ formative trajectories, according to concepts and significations from teachers' education literature, bibliography references to the UNESP Science Education Research Group. We summarize, in an overview table, different typologies associated to teachers' formative and professional development, trying to establish relationships among them. This study is aimed at to rethink these trajectories, in order to provide subsidies for future investigation in this research line.

Resumo (português)

Este artigo, de revisão teórica, apresenta etapas da trajetória formativa de professores, mediante os conceitos e as significações atribuídas por autores da área de formação de professores, referências do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências, da Faculdade de Ciências da UNESP. Procuramos sintetizar, mediante o uso de uma tabela, as diferentes tipologias associadas às trajetórias formativas docentes, efetuando possíveis aproximações entre si, com o objetivo de sugerir, a partir de uma visão geral destas, um repensar sobre estas trajetórias, fornecendo, assim, subsídios para futuros trabalhos com abordagens nesta linha de pesquisa.

Descrição

Palavras-chave

Teachers’ initial education, Teachers’ continuous education, Teachers’ educational trajectories, Science education, Formação inicial de professores, Formação continuada de professores, Trajetórias formativas docentes, Ensino de ciências

Idioma

Português

Como citar

Alexandria, v. 4, n. 2, p. 7-28, 2012.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação