Logotipo do repositório
 

Publicação:
Análise do processo inclusivo em uma escola estadual no município de bauru: a voz de um aluno com deficiência visual

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Orientador

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Tipo

Artigo

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (inglês)

The proposal of inclusive education in the state government of São Paulo is based on curriculum adaptation. This study aimed to analyse the voice of the student with vision impairment included in a regular classroom. Textual Discourse Analysis was used for data analysis.the The results showed that the student with vision impairment is simply located in the regular classroom, and public policies pay little heed to their inclusion. In this sense, we notice the need for regular classroom teachers ongoing formation, so that they can conform their procedures, and also develop a dialogue with expert teachers, using the resource rooms as a place for support.

Resumo (português)

A proposta de educação inclusiva do governo estadual de São Paulo baseia-se na adaptação curricular. O presente estudo teve por ob jetivo analisar a voz do aluno com deficiência visual incluído na sala de aula regular. Utilizou-se, para análise dos dados, a Análise Textual Discursiva. Os resultados obtidos demonstraram que o aluno com defi ciência visual está apenas inserido na sala de aula regular, e as políticas públicas pouco se atentam para a sua inclusão. Nesse sentido, observa mos a necessidade de uma formação continuada dos professores da sala regular, não apenas para adequar suas metodologias, mas também para que eles se preocupem em dialogar com os professores especialistas, empregando as salas de recursos como um espaço de apoio.

Descrição

Palavras-chave

Inclusive education, Vision impairment, Science teaching, Inclusão educacional, Deficiência visual, Ensino de ciências

Idioma

Português

Como citar

Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 14, n. 2, p. 81-94, 2012.

Itens relacionados

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação