Arquitetura de um sistema multiagente autônomo para supervisão e controle

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2013

Autores

Queiroz, Jonas Filipe Pereira de [UNESP]
Guilherme, Ivan Rizzo [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

This paper presents a multi-agent architecture that was designed to develop processes supervision and control systems, with the main objective to automate tasks that are repetitive and stressful, and error prone when performed by humans. A set of agents were identified, based on the study of a number of applications found in the literature, that use the approach of multi-agent systems for data integration and process monitoring to faults detection and diagnosis, these agents are used as basis of the proposed multi-agent architecture. A prototype system for the analysis of abnormalities during oil wells drilling was developed.
Neste trabalho é apresentada uma arquitetura multiagentes voltada para o desenvolvimento de sistemas de supervisão e controle de processos, tendo como objetivo principal automatizar tarefas que são repetitivas e cansativas, além de sujeitas a erros quando realizadas por seres humanos. A partir do estudo de um conjunto de aplicações, presentes na literatura, que utilizam a abordagem de sistemas multiagentes para a integração de dados e monitoramento de processos para a detecção e diagnósticos de falhas, foram identificados um conjunto de agentes que são utilizados como base na definição da arquitetura multiagente proposta. Um protótipo de um sistema para a análise de anormalidades durante a perfuração de poços de petróleo foi desenvolvido.

Descrição

Palavras-chave

Software agents, Multi-agent architecture, Supervisory and control systems, Agentes de software, Arquitetura multiagente, Sistemas de supervisão e controle

Como citar

Interciência & Sociedade, v. 2, n. 1, p. 51-61, 2013.