Entre fadas e alienígenas: desenhos animados televisivos, ética e educação física nos primeiros anos do ensino fundamental

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2013

Autores

Leitao, Arnaldo Sifuentes Pinheiro [UNESP]
Betti, Mauro [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

This paper seeks to understand the mediation of cultural products devoted to childhood in the children's play culture. This research focused on a dialogue between the TV cartoons, which are foods to playfulness and fantasy that characterize childhood cultures; the ethics, because the questioning of symbolic mediators (ideas, values, norms, rules) are essential to reflect on the society we want to live, and Physical Education as a curriculum component, shall contribute to the critical mediation of the body culture and the sports arising out from the media, which has close relation with the practical and moral problems that arise in the classroom. To analyze the narrative structures of cartoons we have adopted the comprehensive methodology of Joan Ferrés. Such method suggests a hermeneuticphenomenological approach, which allowed to access Paul Ricoeur’s hermeneutics; as one interpretative method, it allows the reflection on our values, and also the values presented by the audiovisual product, and possible changes. Successive readings indicate that the narrative structure of TV cartoons responds to a double moral standard, which are constructed from stereotyped models between good and evil, right and wrong, villain and hero, and propose universal role models of conduct. However, some cartoons, mostly based on animé productions, have broader visions of the human common living experiences. We concluded that the current symbolic production of childhood cultures proposes one challenge to the Physical Education teacher: the critical mediation of values related to the movement body culture. Along with the support of moral philosophy, it can target his/her practice for understanding the different manners of (re)creation of the ways, and the living in society.
O presente artigo busca compreender a mediação dos produtos culturais voltados para infância na cultura lúdica infantil. Esta pesquisa teve como foco um diálogo entre os desenhos animados televisivos, que são alimentos da ludicidade e da fantasia que caracterizam as culturas infantis; a ética, porque a problematização dos mediadores simbólicos (ideias, valores, normas) são imprescindíveis para refletirmos sobre a sociedade em que queremos viver; e a Educação Física que, como componente curricular, deve contribuir na mediação crítica da cultura corporal e esportiva advinda das mídias, que tem íntima relação com os problemas práticomorais que surgem nas aulas. Para analisar as estruturas narrativas dos desenhos animados adotamos a metodologia compreensiva de Joan Ferrés. Por sua vez, tal método, ao sugerir um enfoque fenomenológico-hermenêutico, permitiu aceder a hermenêutica de Paul Ricouer que, como método interpretativo, possibilita a reflexão sobre nossos valores, os valores que a obra audiovisual apresenta e possíveis mudanças. As sucessivas leituras indicam que a estrutura narrativa dos desenhos animados televisivos responde a um duplo padrão moral, que são construídos a partir de modelos estereotipados entre bem e mal, certo/errado, vilão/herói, e propõem modelos universais de conduta. Contudo, alguns desenhos, principalmente as produções baseadas nos animês, apresentam visões mais abrangentes da convivência humana. Conclui-se que a atual produção simbólica das culturas da infância propõe para o professor de Educação Física o desfio da mediação critica dos valores relativos à cultura corporal de movimento, que com o apoio da filosofia moral, pode direcionar a sua prática pedagógica para o entendimento das diferentes maneiras de criação/recriação dos modos de agir e viver em sociedade.

Descrição

Palavras-chave

Media, Ethics, Physical education, Elementary education, Mídias, Ética, Educação física, Ensino fundamental

Como citar

Atos de Pesquisa em Educação, v. 8, n. 1, p. 30-59, 2013.