Cartografias contemporâneas: mapa e mapeamento como metáforas para a pesquisa sobre a formação de professores de Matemática

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2013

Autores

Garnica, Antonio Vicente Marafioti [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

This essay sketches some principles according to which a research project called “Mapping of math teacher education and practice in Brazil” is been conducted by a group of researchers with the objective of understanding the way policies related to teacher education and practice are effectively implemented in different regions of the country. The main objective of this article is, therefore, to discuss the pressupositions of this project, its foundation, the basic beliefs in which it is rooted. In order to emphasize such principles, some remarks on theorization, methodology, teacher education, narratives and on the concept of mobilization/apropriation are done. The essay is based on a metaphor built on cartographical practices.
O texto pretende apresentar, em linhas gerais, alguns dos princípios e pressupostos que norteiam o Projeto de Pesquisa Mapeamento da Formação e Atuação de Professores de Matemática no Brasil. Não trata, entretanto, de apresentar ou descrever o projeto, propriamente, mas seu solo, as crenças que o sustentam. Dentre esses princípios ressaltam-se as concepções sobre teorização e metodologia, formação de professores, narrativas e o conceito de mobilização/apropriação. A metáfora da cartografia alinhava todo o texto, e dela decorrem considerações – sobre amplitude, descentralização e jogos de escala – julgadas essenciais para justificar o Projeto.

Descrição

Palavras-chave

Cartography, Narratives, Teacher education, Mathematics education, Cartografia, Narrativas, Formação de professores, Educação matemática

Como citar

Alexandria, v. 06, n. 01, p. 35-60, 2013.