Aplicando o jogo Avançando com o resto no Ensino de Matemática

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2013

Autores

Silva, Ana Beatriz Alves Ribeiro da [UNESP]
Lázaro, Cristiane Alexandra [UNESP]
Rosa, Laís Fernanda Macedo [UNESP]
Rodrigues, Tatiana Miguel [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Como é conhecido pela maioria, infelizmente, o ensino de matemática vem enfrentando muitas dificuldades. Cerca o ensino dessa disciplina mitos, preconceitos, que fazem com que o estudante, muitas vezes, já chegue à escola com medo das aulas de matemática. Por outro lado, ainda perdura em muitas escolas um ensino focado na reprodução e não na construção do conhecimento, apesar de alguns professores buscarem alternativas para tornarem as aulas mais atrativas, priorizando atividades interessantes e motivadoras. O famoso livro didático e os caderninhos de apoio enviados pela secretaria do estado da educação ainda continuam sendo os principais recursos disponíveis na sala de aula. Os exercícios e listas, muitas vezes considerados intermináveis, buscam sem sucesso fixar um conhecimento que muitas vezes não foram se quer apropriado pelos alunos. Diante do exposto faz-se necessário pensar em transformações no ensino de matemática que ultrapassem a simples reprodução de exercícios e permitam tanto para o professor, quanto para o aluno um ensino mais atraente e desafiador e principalmente repleto de significados. Dessa forma, este estudo tem como objetivo mostrar ao aluno, a partir dos jogos matemáticos, a diversão e, também, a superação, possibilitando a construção de aprendizagens significativas.

Descrição

Palavras-chave

Jogos, Ensino, Resto, Números

Como citar

Revista Eletrônica Paulista de Matemática - C.Q.D., v. 2, n. 2, p. 1-8, 2013.