Nanotecnologia e nanociência em livros didáticos de física do nível médio: discursos sobre a tecnologia e a educação científica e tecnológica

Nenhuma Miniatura disponível

Data

2013

Autores

Lisboa Filho, Paulo Noronha [UNESP]
Monteiro, Maria Amélia

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

In this contribution, we analyze conceptual approaches to nanotechnology and nanoscience in recent issues of secondary education of Brazilian physics textbooks. We analyzed fifteen collections of Physics textbooks of recent editions, however, only two books, belonging to different collections incorporate considerations about nanotechnology and nanoscience in their approaches. We focus our analysis on three aspects, namely: the place dedicated to approaches to nanoscience and nanotechnology, notions about technology and its contributions to critical scientific education. This is a qualitative research; it was used as conceptual approaches the Philosophy of Technology, The Discourse Analysis (DA) and Science, Technology, Society (STS) concepts. We found that in two examined textbooks the approaches to nanoscience and nanotechnology is a complementary description of modern physics, associated with quantum theory. In this context, the concepts of nanoscience and nanotechnology focus superficially in the genesis of the field and some possible areas of applications. It was not identified in all textbooks warnings about the potential risks to human health and the environment from the use of nanotechnology and nanoscience. We understand that textbooks approaches about nanotechnology and nanoscience round a instrumental technological perspective, however keep away from the scientific and technological critical education.
Na presente investigação, analisamos as abordagens sobre a nanotecnologia e a nanociência em edições recentes de livros didáticos de Física, do nível médio da educação brasileira. A amostra inicial foi constituída por quinze coleções de livros didáticos de Física de edições recentes, porém, apenas dois livros, pertencentes a coleções distintas incorporam considerações sobre a nanotecnologia e a nanociência em suas abordagens. Focamos a análise em três aspectos, a saber: o lugar dedicado às abordagens sobre a nanociência e a nanotecnologia, as noções sobre a tecnologia e suas contribuições para uma educação científica crítica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, e usamos como referencial teórico da filosofia da tecnologia, da analise de discurso da escola francesa e referenciais ciência, tecnologia, sociedade e ambiente. Constatamos nos dois livros didáticos analisados que as abordagens sobre a nanociência e nanotecnologia encontram-se contempladas como Física Moderna e Contemporânea, associadas à teoria quântica. O teor das abordagens sobre a nanociência e a nanotecnologia foca superficialmente a gênese do campo de estudo, algumas possíveis áreas de aplicações e em um dos livros, possibilidades futuras bastante fantasiosas. Não identificamos nas abordagens dos livros didáticos alertas quanto aos possíveis riscos à saúde humana e ao meio ambiente, decorrentes da utilização da nanotecnologia e da nanociência. Interpretamos que as abordagens dos livros didáticos sobre a nanotecnologia e a nanociência aproximam-se de uma perspectiva tecnológica instrumental e que e distanciam-se de uma perspectiva de educação científica e tecnológica crítica.

Descrição

Palavras-chave

Analysis of Textbooks, Approaches to Nanotechnology and Nanoscience, Science Education and Technology, Análise de livros didáticos, Abordagens sobre a nanotecnologia e a nanociência, Educação científica e tecnológica

Como citar

MOMENTO - Revista de Fisica, v. 46, n. E, p. 126-142, 2013.