Qual a maior contribuição do ensino de ciências à sociedade? O que revelam professores da educação infantil ao ensino médio

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2014

Autores

Campos, Luciana Maria Lunardi [UNESP]
Ri, Carla Signori Dal [UNESP]
Santos, Fábio Schwarz dos [UNESP]
Silva, Camila Rocha Pergentino da [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Este estudo teve como objetivo mapear as concepções de professores de diferentes níveis de ensino sobre a maior contribuição do Ensino de Ciências para a sociedade. A proposta faz parte de uma pesquisa realizada pelo grupo de pesquisa Formação e Ação de Professores de Ciências e de Educadores Ambientais. Os dados foram coletados por meio de uma questão contida em um questionário, com 75 professores. As respostas foram organizadas em categorias relacionadas: à maior contribuição, às características envolvidas e ao elemento objeto da contribuição. Os professores revelam aproximação com discurso hegemônico e distanciamento das perspectivas críticas, indicando a necessidade de problematização da perspectiva política–pedagógica dos professores de Ciências Biológicas.

Descrição

Palavras-chave

Ensino de ciências, Ensino de biologia, Sociedade

Como citar

Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia, v. 7, p. 4952-4964, 2014.