Qual a maior contribuição do ensino de ciências à sociedade? O que revelam professores da educação infantil ao ensino médio
Carregando...
Data
2014
Autores
Campos, Luciana Maria Lunardi [UNESP]
Ri, Carla Signori Dal [UNESP]
Santos, Fábio Schwarz dos [UNESP]
Silva, Camila Rocha Pergentino da [UNESP]
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Este estudo teve como objetivo mapear as concepções de professores de diferentes níveis de ensino sobre a maior contribuição do Ensino de Ciências para a sociedade. A proposta faz parte de uma pesquisa realizada pelo grupo de pesquisa Formação e Ação de Professores de Ciências e de Educadores Ambientais. Os dados foram coletados por meio de uma questão contida em um questionário, com 75 professores. As respostas foram organizadas em categorias relacionadas: à maior contribuição, às características envolvidas e ao elemento objeto da contribuição. Os professores revelam aproximação com discurso hegemônico e distanciamento das perspectivas críticas, indicando a necessidade de problematização da perspectiva política–pedagógica dos professores de Ciências Biológicas.
Descrição
Palavras-chave
Ensino de ciências, Ensino de biologia, Sociedade
Como citar
Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia, v. 7, p. 4952-4964, 2014.