Logotipo do repositório
 

Publicação:
Uma investigação com graduandos de licenciatura em Ciências Biológicas sobre a relação genotipo fenotipo na perspectiva da epistemologia de Gaston Bachelard

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Orientador

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Tipo

Artigo

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (inglês)

This work aims presenting and discussing the conceptual (re)construction of the Biological Sciences undergraduate students on the genotype-phenotype relationship. Data collection occurred through a group of researchers systematic monitoring, at weekly discussion meetings. The data were analyzed and discussed based on Bachelard epistemology foundations. The analysis of the results suggests that the inclusion of discussions of historical and epistemological issues, in that research group, favored reflections that contributed to the expansion of the thinking about the genotype-phenotype relationship.

Resumo (português)

O objetivo deste trabalho é apresentar e discutir a (re)construção conceitual de graduandos em Ciências Biológicas sobre a relação genótipo-fenótipo. A coleta de dados ocorreu mediante o acompanhamento sistemático de um grupo de pesquisadores em encontros semanais de discussão. Os dados foram analisados e discutidos com base na epistemologia bachelardiana. A análise dos resultados obtidos sugere que a inserção de discussões de cunho histórico e epistemológico no referido grupo favoreceu reflexões que contribuíram para a ampliação do pensamento acerca da relação genótipo-fenótipo.

Descrição

Palavras-chave

Biology epistemology, Research group, Genotype-phenotype relationship, Epistemologia da biologia, Grupo de pesquisa, Relação genótipo-fenótipo

Idioma

Português

Como citar

REEC. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 13, n. 2, p. 179-200, 2014.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação