Publicação: Uma investigação com graduandos de licenciatura em Ciências Biológicas sobre a relação genotipo fenotipo na perspectiva da epistemologia de Gaston Bachelard
Carregando...
Data
Orientador
Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Tipo
Artigo
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (inglês)
This work aims presenting and discussing the conceptual (re)construction of the Biological Sciences undergraduate students on the genotype-phenotype relationship. Data collection occurred through a group of researchers systematic monitoring, at weekly discussion meetings. The data were analyzed and discussed based on Bachelard epistemology foundations. The analysis of the results suggests that the inclusion of discussions of historical and epistemological issues, in that research group, favored reflections that contributed to the expansion of the thinking about the genotype-phenotype relationship.
Resumo (português)
O objetivo deste trabalho é apresentar e discutir a (re)construção conceitual de graduandos em Ciências Biológicas sobre a relação genótipo-fenótipo. A coleta de dados ocorreu mediante o acompanhamento sistemático de um grupo de pesquisadores em encontros semanais de discussão. Os dados foram analisados e discutidos com base na epistemologia bachelardiana. A análise dos resultados obtidos sugere que a inserção de discussões de cunho histórico e epistemológico no referido grupo favoreceu reflexões que contribuíram para a ampliação do pensamento acerca da relação genótipo-fenótipo.
Descrição
Palavras-chave
Biology epistemology, Research group, Genotype-phenotype relationship, Epistemologia da biologia, Grupo de pesquisa, Relação genótipo-fenótipo
Idioma
Português
Como citar
REEC. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 13, n. 2, p. 179-200, 2014.