A motivação para aprender Biologia: o que revelam alunos do ensino médio

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2014

Autores

Schley, Thayssa Rabelo [UNESP]
Silva, Camila Rocha Pergentino da [UNESP]
Campos, Luciana Maria Lunardi [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

A motivação para aprender constitui-se em temática atual e relevante. Neste contexto, desenvolvemos um estudo que visa identificar e analisar a compreensão do aluno sobre a relação existente entre a sua motivação para aprendizagem de Biologia no Ensino Médio e a prática pedagógica adotada por seus professores. Neste texto apresentamos dados parciais do estudo. Participaram deste estudo 416 alunos de ensino médio de escolas públicas do Estado de São Paulo. Os dados foram coletados por meio de questionário e as respostas indicam que os alunos gostam e estão motivados para aprender. Também foi possível identificar fatores relacionados a não motivação, possibilitando a reflexão sobre o papel do professor e a relação entre motivação intrínseca e extrínseca.

Descrição

Palavras-chave

Motivação, Aprendizagem, Ensino, Ciências

Como citar

Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia, v. 7, p. 4965-4974, 2014.