O desafio de se ensinar Modelos Atômicos a partir do tema agrotóxico: possibilidades de formação problematizadora

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2014

Autores

Arenghi, Luis Eduardo Birello [UNESP]
Carvalho, Lizete Maria Orquiza de [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

A proposta apresentada busca discutir as potencialidades que uma sequência didática baseada nos eixos teóricos de Divulgação Científica e da concepção educacional de Paulo Freire, teve para uma formação problematizadora de alunos de uma escola no Brasil. Considerando formação como meio da interação entre sujeitos e com o mundo, viabilizada pelo questionamento da realidade e enfrentamento dos problemas da prática social e intervenção direta no mundo, a problematização da Divulgação Científica no ensino formal permite proporcionar discussões que representam a possibilidade de relação de seu conteúdo geral, do conhecimento científico e de esferas do mundo vivido. Em nosso caso, essa possibilidade viabilizou o tratamento de conhecimentos relacionados ao conceito de modelos atômicos além de enfatizar as potencialidades do planejamento interdisciplinar.

Descrição

Palavras-chave

Divulgação científica, Educação problematizadora, Sequência didática

Como citar

Revista de la Facultad de Ciencia y Tecnologia, v. 2014, p. 30-35, 2014.