Logo do repositório
 

Importância da avaliação do desempenho aquático das pessoas com deficiência inseridas em aulas de natação para iniciação do treinamento paralímpico

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Orientador

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Tipo

Artigo

Direito de acesso

Acesso restrito

Resumo

Este trabalho aborda a natação para a pessoa com deficiência (PCD), tendo como objetivo verificar o nível de desempenho aquático de participantes do projeto de ensino de natação adaptada. Destacamos o intuito de avaliar a perspectiva de início de um treinamento paralímpico em natação. Foram analisados 14 usuá- rios da Sorri-Bauru, vinculados a um programa de iniciação, quanto ao seu nível de desempenho na água. Verificamos que a grande maioria ainda encontra-se em fase inicial da aprendizagem dos estilos, onde a respiração e a autonomia no meio líquido ainda necessitam ser amplamente dominadas. Porém, a partir dos resultados é possível propor o início do processo de treinamento criando um vínculo entre a PCD e o professor/técnico e que sejam respeitadas as limitações e potencialidades dos participantes.

Descrição

Palavras-chave

Natação, Pessoa com deficiência, Treinamento paralímpico

Idioma

Português

Citação

ConScientiae Saúde, v. 13, n. suplemento, p. 39-42, 2014.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação