A transferência e o processo pedagógico na Educação Física Escolar

Nenhuma Miniatura disponível

Data

2014

Autores

Chelles, Claudinei [UNESP]
Betti, Mauro [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

In spite of education it was not main element of Freud's work, in elapsing of work he considered it in chapter denominated “Education Interest of the psychoanalysis” (1913). The objective is to intend to the teacher to consider the importance of psychoanalytic focus in pedagogic extent, demonstrating her contribution for understanding of the students' formative processes. Consequently, to contemplate, starting from the Freudian work, on transfer concept in that relationship introducing intervention forms in the teaching process and learning. We adopted the revision of literature related to the psychoanalytic aspect that it approaches the education, in interface with school physical education. In other words, we specifically looked for aspects on the theme of transfer in the interface of psychoanalysis with pedagogy. Also, part of the Freudian work was used regarding the theme approached in analytical indexes. Since then, we detected that the observed authors affirm that between teachers and students relationship transferencial exists. Therefore, the selection of contents sends the educators to organize and systematize as it will be worked in curriculum and transmitted to the students, since it should go to the encounter of students’ expectations, doing with that school physical education has sense and meaning. Therefore, it is important the physical education teacher, in school, to analyze that when working with the human being there are just no effects of work on content or about the use of correct teaching methodology, but, also the actions transferenciais that are present in learning process.
Apesar da educação não ter sido elemento principal do trabalho de Freud, no transcorrer de sua obra ele a considerou no capítulo denominado “Interesse educacional da psicanálise” (1913). O objetivo é propor ao professor considerar a importância do enfoque psicanalítico no âmbito pedagógico, demonstrando sua contribuição para compreensão dos processos formativos dos alunos. Conseqüentemente, refletir, a partir da obra freudiana, sobre o conceito de transferência nessa relação introduzindo formas de intervenção no processo de ensino e aprendizagem. Adotamos a revisão da literatura relacionada ao aspecto psicanalítico que aborda a educação, na interface com a educação física escolar. Ou seja, buscamos especificamente aspectos sobre o tema da transferência na interface da psicanálise com a pedagogia. Também, foi utilizada parte da obra freudiana referente ao tema abordado nos índices analítico e remissivo. A partir daí, detectamos que os autores observados afirmam que entre professores e alunos existe relação transferencial. Portanto, a seleção dos conteúdos remetem os educadores a organizá-los e sistematizá-los metodologicamente de como serão trabalhados no currículo e transmitidos aos alunos, já que devem ir ao encontro das expectativas dos educandos, fazendo com que a educação física escolar tenha sentido e significado. Portanto, é importante o professor de educação física, no âmbito escolar, analisar que ao lidar com o ser humano não há apenas efeitos do trabalho sobre o conteúdo ou sobre a utilização da correta metodologia de ensino, mas, também as ações transferenciais que estão presentes no processo de aprendizagem.

Descrição

Palavras-chave

Physical Education, School, Transfer, Psychoanalysis, Educação Fisica Escolar, Transferência, Psicanálise

Como citar

Lecturas Educación Física y Deportes, v. 19, n. 199, p. 1-7, 2014.