Blended Online POPBL: uma Abordagem Blended Learning para uma Aprendizagem Baseada em Problemas e Organizada em Projetos

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2015-06-12

Autores

Sousa, Sidinei de Oliveira [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

This study is linked to the research line Practice and Formative Process in Education of Program Pos-Graduate in Education, Faculty of Science and Technology, UNESP, Presidente Prudente. Thus, this research aims to plan, implement and evaluate the methodological approach of Project Organized and Problem Based Learning in a modality that combines activities distance and face to face (Blended Learning). To meet this goal, was developed a qualitative study through a intervention research that analyzed the phenomena that occurred with the implementation of the approach Blended Online POPBL (Project Organized and Problem Based Learning) as a strategy for teaching and learning in a course Introduction to Computing in the first year of a degree in Chemistry, with students and the teacher as participants of research, the teacher also served as researcher. In principle was developed a bibliographic study about the PBL/POPBL methodology, the Blended Learning modality and the Theory of Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK). The empirical research started with the viability of the strategy with regard to the practical aspects such as the choice of the active model methodology and problem (POPBL used at Aalborg University, Denmark) and the development of educational resources required for its implementation, including elaboration of the problems. The Blended Online POPBL approach was implemented through a constructivist theory with the intent to develop in the student knowledge related to computing, as well as skills and attitudes. The activities of Blended Online POPBL approach focused on two levels: In the first, students interacted in a Virtual Learning Environment (VLE) and other online environments...
Este estudo está vinculado à linha de pesquisa Práticas e Processos Formativos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP de Presidente Prudente. Dentro desse contexto, esta pesquisa tem como objetivo Planejar, implantar e avaliar a abordagem metodológica da Aprendizagem Baseada em Problemas e Organizada em Projetos em uma modalidade que combina atividades à distância e presenciais (Blended Learning). Para atender a esse objetivo, foi desenvolvido um estudo de caráter qualitativo por meio de uma pesquisa do tipo intervenção que analisou os fenômenos que ocorreram com a implantação da abordagem Blended Online POPBL (Project Organized and Problem Based Learning) como estratégia de ensino e aprendizagem em uma disciplina de Introdução à Computação no primeiro ano de um curso de licenciatura em Química. Os participantes da pesquisa foram os alunos e o professor da disciplina, que também atuou como pesquisador. Em princípio, foi desenvolvido um estudo bibliográfico abordando os seguintes assuntos: a metodologia PBL/POPBL, a modalidade Blended Learning e a Teoria do Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo. A pesquisa empírica teve início com a viabilização da intervenção no que se refere aos aspectos práticos como a escolha do modelo da metodologia ativa e problematizadora (POPBL utilizado na Universidade de Aalborg, na Dinamarca) e a construção de recursos didáticos necessários à sua implementação, inclusive a elaboração dos problemas. A abordagem Blended Online POPBL foi aplicada mediante a teoria construtivista com a intenção de desenvolver no aluno conhecimentos relacionados à computação, além de habilidades e atitudes...

Descrição

Palavras-chave

Educação, Aprendizagem baseada em problemas, Ensino, Ensino a distância, Education

Como citar

SOUSA, Sidinei de Oliveira. Blended Online POPBL: uma Abordagem Blended Learning para uma Aprendizagem Baseada em Problemas e Organizada em Projetos. 2015. 278 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2015.