Requalificação do trecho ferroviário urbano de Adamantina - SP

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2015-03-31

Autores

Gavazzi, Mariana [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Este trabalho consiste na proposição de um projeto de requalificação do trecho ferroviário urbano de Adamantina, SP. Para isto, procuramos estudar desde o momento da implantação da ferrovia na cidade até a sua atual situação. Buscamos entender o papel deste elemento estruturador na cidade e a relação existente entre os habitantes de Adamantina com a ferrovia e seus elementos. Posteriormente conceituamos vazios urbanos, espaços livres, e espaços públicos, que são a forma como identificamos todo o trecho ferroviário urbano, e em seguida, os tipos de parque que podem ser constituídos na área segundo o que estudamos nas referências bibliográficas. Elaboramos então diretrizes gerais para a requalificação da área, repensando o espaço de modo que este sirva as necessidades atuais da cidade. E por fim, elaboramos uma proposta de um parque composto por área de lazer e esportes, espaço cultural, reformulação das passagens e melhoria na questão de mobilidade com a proposição da retomada da circulação de trem de passageiro para atender melhor a região

Descrição

Palavras-chave

Arquitetura, Área verde urbana, Mobilidade de pessoal - Adamantina (SP), Lazer - Adamantina (SP), Ferrovias - Adamantina (SP)

Como citar

GAVAZZI, Mariana. Requalificação do trecho ferroviário urbano de Adamantina - SP. 2015. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (Graduação - Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2015.