Era uma vez...literatura na escola?: memórias recentes do ensino da literatura na educação básica paulista

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Data

2015

Autores

Caritá, Gabriela [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Although the purpose of literature is to be art, it enables human development in various aspects and the mastery in area of reading and writing is one of its most effective consequences. To value and encourage reading and the access to books, the Federal Government, from the second half of the twentieth century on, has enacted several laws and decrees, created programs and provided guidance to all levels of basic education through the National Curriculum Parameters, Curriculum Referential and Curriculum Guidelines for all levels of education. Some of the laws and decrees allow and encourage the establishment of partnerships with private institutions so that they can develop and execute programs and projects regarding to the access to books and reading. Despite these incentives, the research Reading Portraits in Brazil, which assesses the reading capacity of the population, points out that less than 20% of Brazilians are readers. The reading shortage among Brazilians puts us near the bottom of the education world rankings. The initial objective of this research was to investigate whether the reality of the classrooms of the state of São Paulo, during the final decade of the XX century and the first decade of the XXI century is consistent with the concerns about the reader formation expressed in Brazilian laws, decrees and guidelines enacted and in effect during that period, and in the actions in force at that time. To reach our objective we have conducted a qualitative study of exploratory character, performed by a documentary analysis of 40 essays of memorial rescue, produced by Pedagogy students at a university in the state of São Paulo. The documents refer to a remarkable experience that the authors had with the literature while they were students at basic school. The authors have studied in public and private schools in several cities of Sao Paulo and neighboring states. The reports encompass various levels of education and embrace...
Ainda que a finalidade da literatura seja a de ser arte, ela oferece condições para o desenvolvimento humano em diversos aspectos e o domínio da leitura e da escrita é uma de suas consequências mais efetivas. Para valorizar e incentivar a leitura e o acesso ao livro, o Governo Federal, a partir da segunda metade do século XX, promulgou várias leis e decretos, criou programas e forneceu orientações para todos os níveis da Educação Básica, por meio dos Parâmetros Curriculares, dos Referenciais Curriculares e de Diretrizes Curriculares Nacionais para todos os níveis de ensino. Algumas das leis e decretos permitem e incentivam o estabelecimento de parcerias com instituições privadas, para que elas desenvolvam e executem programas e projetos de acesso ao livro e à leitura. Apesar de todos esses incentivos, a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, que avalia a capacidade leitora da população, aponta que menos de 20% dos brasileiros leem e a falta do domínio da leitura nos coloca nos últimos lugares do ranking mundial da Educação. O objetivo inicial desta pesquisa foi verificar se a realidade das salas de aula do estado de São Paulo, na década final do século XX e na década inicial do século XXI é condizente com as preocupações com a formação leitora dos brasileiros expressas nas leis, decretos, orientações e ações editadas e em vigor nesse período. Para isso, fizemos uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, realizada por meio da análise documental de 40 redações de resgate memorial, produzidas por estudantes de Pedagogia de uma universidade do interior do estado de São Paulo. Os documentos versam sobre uma experiência marcante que esses sujeitos tiveram com o ensino de literatura enquanto alunos da Educação Básica. Os autores estudaram em escolas públicas e privadas de diversas cidades de São Paulo e estados vizinhos. Os relatos englobam diversos níveis de ensino e abrangem as décadas de...

Descrição

Palavras-chave

Literatura infantojuvenil, Literatura - Estudo e ensino, Leitura, Políticas públicas, Educação e Estado, São Paulo (Estado)

Como citar

CARITÁ, Gabriela. Era uma vez...literatura na escola?: memórias recentes do ensino da literatura na educação básica paulista. 2015. 72 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015.