Cine física: estudo de vídeos e filmes e possibilidades para o ensino de física na educação básica

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2015

Autores

Papa, Rachel Deboni [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

In this work we present a didactic proposal of the use of movies and videos for the Physics teaching directed to the Basic Education and we bring a discussion about how the materials addresses this topic. For this, we selected three cinematographic works, one chapter of the TV show and videos found in the web and we analyse the physics concepts found particularly about the issue electromagnetism. We developed the activity denominated Cine - Física in a public school from Rio Claro - SP, through presentations of these movies, shows and videos. Those works were exhibited in full and then we discussed the concepts involved in these movies. With the perform of this didactic proposal we verified that is possible insert the use of movies and videos in the classroom activities, and go beyond the entertainment or using those materials as supplements of classes. Dialoguing with students was possible to realize that they visualize the effects and physical concepts in a different way than other that used to be shown in the blackboard through formulas, providing positive effects to the learning of Physics
Neste trabalho apresentamos uma proposta didática de utilização de filmes e vídeos para o uso em sala de aula para o Ensino de Física voltado para a Educação Básica e trazemos uma discussão de como materiais didáticos abordam a temática. Para isso, selecionamos três obras cinematográficas, um episódio de seriado e vídeos encontrados na internet e analisamos os conceitos físicos encontrados, particularmente a temática Eletromagnetismo. Desenvolvemos a atividade denominada Cine - Física em uma escola pública de Rio Claro - SP, por meio de apresentações dos filmes, série e vídeos. Essas obras foram exibidas na íntegra e, em seguida,discutimos os conceitos envolvidos nos filmes. Com a realização dessa proposta didática verificamos que é possível inserir o uso de filmes e vídeos em atividades de sala de aula, podendo ir além do entretenimento, ou utilizando tais materiais como complemento de aula. Dialogando com os alunos, foi possível perceber que os estudantes visualizavam os efeitos e conceitos físicos de uma forma diferenciada daquela em que são apresentados somente na lousa através de fórmulas, proporcionando efeitos positivos para o aprendizado de Física

Descrição

Palavras-chave

Física - Estudo e ensino, Ensino - Meios auxiliares, Cinema na educação, Eletromagnetismo

Como citar

PAPA, Rachel Deboni. Cine física: estudo de vídeos e filmes e possibilidades para o ensino de física na educação básica. 2015. 64 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2015.