Publicação: Análise de métodos alternativos para o ensino de química: uma síntese a partir das propostas de metodologias ativas de ensino
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Zuliani, Silvia Regina Quijadas Aro 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Química - FC
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (inglês)
The lack of motivation and the excessive quantity of subject memorization are some of the main causes for the disinterest of students when learning chemistry. To change this scene, it's necessary that the teachers reinvent themselves and innovate during their classes, making use of alternative methodologies for the chemistry teaching process. The objectives of this work are to evaluate, from a constructive methodology approach, the characteristics, possibilities and limitations of some techniques and methods of teaching. This analysis allowed to present the results in the form of a table summarizing these characteristics and can be useful for teachers to choose the right strategy to be used
Resumo (português)
A falta de motivação e a quantidade excessiva de conteúdo memorístico são uma das principais causas do desinteresse dos alunos pelo Ensino de Química. Para mudar esse cenário, é necessário que os professores se reinventem e inovem durante suas aulas, adotando metodologias alternativas para o Ensino de Química, a fim de incentivar os alunos e auxiliar durante o processo de aprendizagem. Os objetivos deste trabalho são avaliar, a partir de uma proposta de metodologia construtiva, as características, possibilidades e limitações de algumas técnicas e métodos de Ensino a partir desta perspectiva, ou seja, as metodologias alternativas. A análise realizada permitiu apresentar os resultados em forma de um quadro, que resume estas características e pode ser útil para que os professores possam fazer escolha da estratégia aternativa a ser utilizada
Descrição
Palavras-chave
Ensino - Metodologia, Aprendizagem experimental, Aprendizagem, Quimica experimental, Química - Formação de professores, Teaching Methodology
Idioma
Português
Como citar
RUZZA, Luísa Franklin de Matos. Análise de métodos alternativos para o ensino de química: uma síntese a partir das propostas de metodologias ativas de ensino. 2016. . Trabalho de Conclusão de Curso (licenciatura - Química) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2016.