A educação como arte do fluir: Paregogia e Aikido

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2015-10-19

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

This research investigates the integration between the theory of peeragogy and martial art aikido, focused on the concepts of space, meta-learning, feedback, non linearity and continuous learning. Through Larrosa's concept of experience (2014), and upon the foundations of the previous integration between peeragogy and aikido, the research also investigates the concept of education as the art of flowing together with, discussing the idea of meta-master as a way of research in movement which integrates and incorporates what happens to us
Esta pesquisa investiga a integração entre a teoria da Paregogia e a arte marcial Aikido, tendo como eixos principais as ideias de espaço, meta-aprendizagem, feedback, não linearidade e aprendizagem contínua. Através do conceito de experiência segundo Larrosa (2014) e sobre a base da integração entre Paregogia e Aikido, a pesquisa se debruça sobre a educação enquanto arte do fluir com, discutindo a ideia de metamestrado como trajeto de pesquisa em movimento, que integra e incorpora fluidamente o que nos acontece

Descrição

Palavras-chave

Educação - Estudo e ensino, Aikido, Tecnologia, Ensino a distância, Aprendizagem, Education Study and teaching

Como citar

NOGUEIRA FILHO, Saint Clair Rodrigues. A educação como arte do fluir: Paregogia e Aikido. 2015. 85 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Artes, 2015.