Auto-organização, complexidade e formação da consciência bioética
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Data
2014
Autores
Paixão, Valdir Gonzalez
Pereira Júnior, Alfredo [UNESP]
Ilário, Enídio
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Resumo
This article introduces the concepts of self-organization and autonomy as presented by the thought of Michel Debrun and Edgar Morin and their relationship to the development of a bioethical conscience by means of the school educational process. The proposal aims to contribute to the development of autonomy of students and thus be conducive to their self-organization as “responsible ethical subjects”.
O presente artigo apresenta os conceitos de auto-organização e autonomia, a partir dos pensamentos de Michel Debrun e Edgar Morin, bem como uma discussão a respeito da formação da consciência bioética no processo educativo escolar. Essa consciência seria em parte o resultado de um processo “hetero-organizativo”, partindo de ações do educador que contribuam para o desenvolvimento da autonomia dos educandos e, assim, favoreçam sua auto-organização enquanto “sujeito ético responsável”.
O presente artigo apresenta os conceitos de auto-organização e autonomia, a partir dos pensamentos de Michel Debrun e Edgar Morin, bem como uma discussão a respeito da formação da consciência bioética no processo educativo escolar. Essa consciência seria em parte o resultado de um processo “hetero-organizativo”, partindo de ações do educador que contribuam para o desenvolvimento da autonomia dos educandos e, assim, favoreçam sua auto-organização enquanto “sujeito ético responsável”.
Descrição
Palavras-chave
Conscience, Education, Bioethics, Consciência, Educação, Bioética
Como citar
Bioethikós, v. 8, n. 1, p. 75-79, 2014.