A relação entre capacidade reflexiva, crenças, valores e ambiente formador: um estudo sobre a competência moral de estudantes da pós-graduação em educação

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2016-03-08

Autores

Ferreira, Luiz Augusto Knafelç [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Este trabalho foca em mapear e relacionar as perspectivas de capacidade reflexiva, crenças, valores e ambiente formador em alunos de pós-graduação em educação no mestrado. Interpretamos capacidade reflexiva como competência moral, conceito elaborado por Georg Lind e medido por seu teste MCT (Moral Competence Test), adaptado por Patrícia Bataglia para o contexto brasileiro (MCT_xt) que busca interpretar a moral em contextos adversos da opinião do sujeito. As crenças são medidas pela escala PCBS (Post-Critical Belief Scale) desenvolvido por Dirk Hutsebaut. Por valores partimos da perspectiva de Valdiney Gouveia que mede os valores básicos pelo do questionário QVB (Questionário de Valores Básicos). O ambiente é aferido pelo questionário desenvolvido pelos autores QueSAF (Questionário Sobre Ambiente Formador). Objetivos: Levantar, a partir de questionários autoaplicáveis, os constructos competência moral, crenças, valores e ambiente formador em um grupo de estudantes de mestrado uma universidade pública do interior de São Paulo e aferir as possíveis relações entre tais constructos. Método: 9 sujeitos de pesquisa responderam aos questionários citados, que foram distribuídos digitalmente. Resultados: Média elevada de competência moral, predominância de valores sociais, orientação simbólica de interpretação de crenças e maiores oportunidades de tomada de papéis do que de reflexão dirigida. Conclusão: Existe relações entre as variáveis analisadas mas não podemos concluir que a elevada competência moral advém do ambiente formador.
This work seeks to map and relate the perspectives of reflexive ability, beliefs, values and formative environment in graduate students, master level. We understand reflexive ability as moral competence, concept devised by Georg Lind and measure by his MCT (Moral Competence Test), adapted by Patrícia Bataglia for the Brazilian context, which seeks to interpret moral in adverse contexts of subjects’ opinions. Beliefs are measured by PCBS (Post-Critical Belief Scale), developed by Dirk Hutsebaut. By values, we start from Valdiney Gouveia’s perspective who measures values by his QVB (Questionário de Valores Básicos). We measured environment by a questionnaire developed by the authors called QueSAF (Questionário Sobre Ambiente Formador). Objectives: Survey, from self-applicable questionnaires the constructs moral competence, beliefs, values and formative environment in a group of graduation students, masters level, in a public university in São Paulo’s countryside and assess possible relations between such constructs. Method: 9 subjects answered our survey, which was distributed digitally. Results: Moral competence results are above average, mostly social values, symbolic orientation of beliefs interpretation and more opportunities of role taking than guided reflection. Conclusion: There are relation between the variables analyzed however, we cannot conclude that above average moral competence derives from formative environment.

Descrição

Palavras-chave

Competência Moral, Valores, Crenças, Ética, Formação acadêmica, Moral Competence, Values, Beliefs, Ethics, Academic qualification

Como citar