Síntese e caracterização da MOF NH2-MIL-125(Ti) e sua aplicação como catalisador na reação de condensação de Knoevenagel

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2016-04-14

Autores

Fávaro, Marcelo Alves [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O interesse no estudo das MOFs (Metal Organic Framework) vem crescendo nos últimos anos, e isso pode ser explicado pela grande versatilidade química e potencialidades de aplicação desses materiais porosos. Possuem funções que se estendem desde sensores, separação de gás, catálise, liberação controlada de fármacos, até aplicações elétricas e ópticas. Dentro desse contexto, o recente grupo de pesquisa criado no Instituto de Química da UNESP de Araraquara, denominado Applied MOFs busca a síntese e aplicação de MOFs, ZIFs e Bio-MOFs para diversas funções. Convém destacar que este é o primeiro trabalho do grupo na química das MOFs, e por essa razão, ele pretende também, na sua parte introdutória, apresentar o estado-da-arte dessa importante e atual área de pesquisa. Quanto à pesquisa desenvolvida nessa Dissertação, ela tem como base MOFs que contêm o ligante orgânico ácido 2-aminotereftálico, as quais desempenham uma importante aplicação como catalisadores da reação de condensação de Knoevenagel. Tal reação é utilizada para produção de moléculas complexas nas indústrias química e farmacêutica, como exemplo, a lumefantrina, um dos princípios ativos do medicamento antimalária Coartem, possui em sua síntese uma etapa em que duas moléculas menores são condensadas para formação de uma maior. Neste trabalho, investigamos a influência de duas rotas sintéticas distintas bem como de diferentes precursores metálicos na preparação da MOF NH2-MIL-125(Ti). Os materiais foram obtidos via reação hidrotérmica ou assistida por microondas, usando como material de partida diferentes alcóxidos de titânio, e esses sólidos foram testados como catalisadores na reação de condensação de Knoevenagel envolvendo benzaldeído e cianoacetato de etila. Por possuir sítios ácidos e básicos, a MOF demonstrou alto desempenho na conversão do benzaldeído, atingindo o valor de 96,02% em apenas 10 minutos de reação. Trata-se de uma aplicação inédita para esse material que demonstrou ser um promissor catalisador heterogêneo para a reação de condensação de Knoevenagel.
O interesse no estudo das MOFs (Metal Organic Framework) vem crescendo nos últimos anos, e isso pode ser explicado pela grande versatilidade química e potencialidades de aplicação desses materiais porosos. Possuem funções que se estendem desde sensores, separação de gás, catálise, liberação controlada de fármacos, até aplicações elétricas e ópticas. Dentro desse contexto, o recente grupo de pesquisa criado no Instituto de Química da UNESP de Araraquara, denominado Applied MOFs busca a síntese e aplicação de MOFs, ZIFs e Bio-MOFs para diversas funções. Convém destacar que este é o primeiro trabalho do grupo na química das MOFs, e por essa razão, ele pretende também, na sua parte introdutória, apresentar o estado-da-arte dessa importante e atual área de pesquisa. Quanto à pesquisa desenvolvida nessa Dissertação, ela tem como base MOFs que contêm o ligante orgânico ácido 2-aminotereftálico, as quais desempenham uma importante aplicação como catalisadores da reação de condensação de Knoevenagel. Tal reação é utilizada para produção de moléculas complexas nas indústrias química e farmacêutica, como exemplo, a lumefantrina, um dos princípios ativos do medicamento antimalária Coartem, possui em sua síntese uma etapa em que duas moléculas menores são condensadas para formação de uma maior. Neste trabalho, investigamos a influência de duas rotas sintéticas distintas bem como de diferentes precursores metálicos na preparação da MOF NH2-MIL-125(Ti). Os materiais foram obtidos via reação hidrotérmica ou assistida por microondas, usando como material de partida diferentes alcóxidos de titânio, e esses sólidos foram testados como catalisadores na reação de condensação de Knoevenagel envolvendo benzaldeído e cianoacetato de etila. Por possuir sítios ácidos e básicos, a MOF demonstrou alto desempenho na conversão do benzaldeído, atingindo o valor de 96,02% em apenas 10 minutos de reação. Tratase de uma aplicação inédita para esse material que demonstrou ser um promissor catalisador heterogêneo para a reação de condensação de Knoevenagel.

Descrição

Palavras-chave

Knoevenagel, MOFs, NH2-MIL-125(Ti)

Como citar