O teatro de grupo e a relação com encenadores convidados na formação, profissionalização e manutenção do Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare

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Data

2016-05-04

Autores

Spinelli, Diogo de Oliveira [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Na presente dissertação são analisados os processos de criação de três espetáculos do Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare, residente em Natal/RN – a saber, O capitão e a sereia (2009), dirigido por Fernando Yamamoto, diretor artístico do coletivo; Sua incelença, Ricardo III (2010), dirigido por Gabriel Villela; e Hamlet: um relato dramático medieval (2013), dirigido por Marcio Aurelio –, tendo como principal enfoque de análise as relações estabelecidas entre o coletivo potiguar e os encenadores de cada uma dessas obras, uma vez que em duas delas a função da direção foi ocupada por encenadores externos ao Grupo. Tomando como base o contexto teatral no qual o coletivo está inserido e o histórico do Grupo no que tange a colaboração com artistas convidados, busca-se compreender quais foram as motivações que levaram o Grupo a utilizar o recurso de convidar encenadores externos a dirigirem suas obras; descrever os procedimentos de criação presentes nos processos analisados; e verificar as principais consequências dessas associações para o Grupo, sobretudo a respeito dos possíveis aspectos artísticos, formativos e de manutenção advindos dessas relações.
This dissertation is composed by the analysis of the creative processes of three works from Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare, based in Natal/RN – Brazil – namely, O capitão e a sereia (2009), directed by Fernando Yamamoto, artistic director of the group; Sua incelença, Ricardo III (2010), directed by Gabriel Villela; and Hamlet: um relato dramático medieval (2013), directed by Marcio Aurelio. The main analytical focus is the relation between the group and the directors of each of these works, since that in two of them the staging was in charge of directors that don’t belong to the group. Based on the theatrical context in which the group is inserted and the group's historical in what concerns its collaboration with guest artists, we aim to understand the motivations that led the group to invite guest directors to stage its works; describe the creative procedures of the analyzed processes and check what were, for the group, the main consequences of these associations, especially concerning the possible artistic, pedagogical and maintenance aspects arising from these relations.

Descrição

Palavras-chave

Teatro brasileiro, Teatro Potiguar, Teatro de grupo, Processos de criação, Clowns de Shakespeare, Brazilian theater, Rio Grande do Norte’s theater, Group theater, Creative processes

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