Paralisia cerebral: efeitos da escrita sobre a escrita

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Data

2015-11-13

Autores

Vasconcellos, Roseli [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

The aim of this research was to apprehend the effects of text reading in S.'s writing productions, a child in literacy process. S. is a child who can't speak or write by her own due to a dystonic quadriplegic CP. S. communicates with Blissymbols which were introduced in a school-clinic in São Paulo city when she was six years old. At the same time the literacy process took place and she indicated symbols, letters and numbers in a board by scanning. The teacher related S.'s difficulties concerning reading activities, so a weekly activity was proposed by the speech therapist in the classroom. The teacher and her assistant participated in the activity. A cutout of the activity involving a book reading when S. was between eight years and seven months old and nine years and one month old was analysed. The research was based in Borges (2006) grounded in The Brazilian Interactionism according to De Lemos (1992; 1995 and others) and proposes a literacy process among students from the first series in a regular school by the reading of different texts. The activity guided by the speech therapist took place side by side with the literacy program guided by the teacher and resulted in various S's text productions. The data was collected through film transcriptions from the activities in the classroom and from materials produced by S. through the reading of the chosen book. These data integrates NALíngua-CNPq databases coordinated by Dr. Alessandra Del Ré whose aim is to investigate the language acquisition process. S.'s reading and writing acquisition occurred in a singular way, affected by the using of Blissymbols that became S.'s speech modality: a written-speech with symbols and alphabetic writing
Este trabalho buscou apreender efeitos da leitura de textos nas produções escritas de S. em aquisição da escrita alfabética. S. é uma criança que apresenta um quadro de PC quadriplégico distônico que a impede de oralizar e de escrever de próprio punho. Comunica-se por meio dos símbolos Bliss a que foi introduzida em atendimento clínico fonoaudiológico em uma escola clínica integrada na cidade de São Paulo aos seis anos, ao mesmo tempo em que passou a ser alfabetizada, indicando símbolos, letras e números em uma prancha por meio do olhar. Mediante queixa da professora, que relatou dificuldades de S. em relação à leitura, uma atividade semanal foi proposta pela fonoaudióloga na sala de aula com a participação da professora e da auxiliar. Foi analisado um recorte da atividade em que foi realizada a leitura de um livro de Eva Furnari no período em que S. tinha entre oito anos e sete meses e nove anos e um mês. Partimos de Borges (2006) que se fundamenta no Interacionismo Brasileiro de De Lemos (1992, 1995, entre outros) e propõe a alfabetização de crianças de 1ª. série do ensino fundamental em uma escola regular a partir da imersão em leituras de textos diversos. A atividade desenvolvida pela fonoaudióloga seguiu paralelamente ao trabalho de alfabetização realizado pela professora e resultou em muitos textos produzidos por S. Os dados analisados foram obtidos por meio de transcrições de filmagens em sala de aula e de materiais produzidos por S. a partir da leitura do referido livro e fazem parte do banco de dados do NALingua-CNPq (Núcleo de Estudos em Aquisição da Linguagem) coordenado pela Dra. Alessandra Del Ré que tem por objetivo central investigar o processo de aquisição da linguagem pela criança. A aquisição da leitura e escrita de S. se deu de maneira peculiar, marcada pelo emprego dos símbolos Bliss que passou a se constituir na modalidade de fala de S.: uma fala-escrita com símbolos e escrita...

Descrição

Palavras-chave

Paralisia cerebral, Criança, Escrita, Sinais e simbolos, Child

Como citar

VASCONCELLOS, Roseli. Paralisia cerebral: efeitos da escrita sobre a escrita. 2015. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Letras) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras (Campus de Araraquara), 2015.